Notícia

O Bard agora é Gemini

IA ganha novo nome, aplicativo para smartphone e versão paga

O Google anunciou a mudança do nome da sua IA generativa, o Bard.
Desde o dia 08 de fevereiro a ferramenta deu fim a antiga marca e passou a se chamar Gemini.

Na prática, a experiência padrão com o chatbot não mudará muita coisa – a maior mudança reflete a ideia de que o Gemini não é apenas um simples modelo de linguagens, mas todo um ecossistema repleto de produtos, APIs e plataformas.

O Gemini se divide em três versões distintas: a Nano, a Tradicional e a Advanced  – cada qual tem suas próprias características, como maior velocidade de processamento ou maior capacidade de encarar atividades complexas.

A inteligência também foi apresentada em diferentes versões: Ultra, Pro e Nano – cada uma com uma eficiência particular e adequada para diferentes tipos de tarefas.

Versão Paga

Por padrão, a plataforma usa o modelo Gemini Pro 1.0, o qual suporta mais de 40 idiomas e mais de 230 países e territórios — incluindo o Brasil. Mas os usuários podem agora ter acesso ao modelo Gemini Ultra 1.0, que é mais avançado e capaz de realizar tarefas mais complexas, pagando uma assinatura mensal.

Com um teste grátis generoso de dois meses, o Google One AI Premium custa R$97/mês.
O Gemini Advanced, é capaz de realizar tarefas de codificação, proporcionar conversas mais detalhadas e contextuais, e também possui um melhor raciocínio lógico, podendo funcionar como um verdadeiro “tutor pessoal”.

Aplicativo para smartphones

Os usuários de Android irão contar com um aplicativo dedicado à IA, nos mesmos modelos do que a Microsoft fez ao anunciar o app do Copilot.

Nele, será possível interagir por meio de texto, voz ou imagem, conforme mencionei acima. Todo o processamento ocorre na nuvem. Somente o smartphone Pixel 8 Pro, do próprio Google, conta com uma IA embarcada diretamente no aparelho.

Os recursos do Gemini no mobile estarão disponíveis em celulares com no mínimo Android 12 e memória RAM de 4 GB.
Usuários de iPhone (iOS) poderão acionar o Gemini por meio do aplicativo oficial do Google. Não será necessário instalar nada novo.
É necessário um iPhone com iOS 16 ou posterior para acessar as funções do novo modelo de linguagem.

Nova plataforma 

Interface do site

O Gemini será acessado no computador pelo endereço gemini.google.com.
Com essa mudança, a página em bard.google.com sai de cena.
O novo sistema traz o botão do Google que checa as informações dispostas na resposta e informa os links para conteúdos que embasam as afirmações.