Blog
Redes SociaisUso consciente e saudável: Instagram prioriza a saúde mental de crianças e adolescentes
Entre as novas ferramentas e medidas da Meta estão esconder publicações de temas sensíveis e restrição de informação
O Instagram vai começar a alertar crianças e adolescentes que passam mais de 10 minutos seguidos assistindo vídeos do Reels ou conversando nas DMs durante o período da noite.
O novo recurso foi anunciado ontem, dia 18 de janeiro, a novidade é uma tela com um aviso que sugere uma pausa no consumo da plataforma e aconselha que fechem a rede social. A mensagem já começou a circular oficialmente e não há uma configuração para desativar o aviso no app.
Deixar de usar o Instagram é apenas uma recomendação. Para ignorar o alerta, basta deslizar a tela para o lado e continuar consumindo o conteúdo. As novas medidas incluem esconder publicações de temas sensíveis, como automutilação, suicídio e distúrbios alimentares. Haverá também alterações nos perfis de adolescentes para que algumas informações pessoais sejam restritas. Todas as medidas têm o intuito de reduzir os impactos negativos na saúde mental dos usuários. Essas alterações também são válidas para o Facebook.
A atitude da Meta é uma tendência entre as plataformas para proteger o bem-estar digital de crianças e adolescentes. O Tik Tok está implementado recursos similares.