Uso consciente e saudável: Instagram prioriza a saúde mental de crianças e adolescentes

Entre as novas ferramentas e medidas da Meta estão esconder publicações de temas sensíveis e restrição de informação

O Instagram vai começar a alertar crianças e adolescentes que passam mais de 10 minutos seguidos assistindo vídeos do Reels ou conversando nas DMs durante o período da noite.

O novo recurso foi anunciado ontem, dia 18 de janeiro, a novidade é uma tela com um aviso que sugere uma pausa no consumo da plataforma e aconselha que fechem a rede social. A mensagem já começou a circular oficialmente e não há uma configuração para desativar o aviso no app.

Deixar de usar o Instagram é apenas uma recomendação. Para ignorar o alerta, basta deslizar a tela para o lado e continuar consumindo o conteúdo. As novas medidas incluem esconder publicações de temas sensíveis, como automutilação, suicídio e distúrbios alimentares. Haverá também alterações nos perfis de adolescentes para que algumas informações pessoais sejam restritas. Todas as medidas têm o intuito de reduzir os impactos negativos na saúde mental dos usuários. Essas alterações também são válidas para o Facebook.

A atitude da Meta é uma tendência entre as plataformas para proteger o bem-estar digital de crianças e adolescentes. O Tik Tok está implementado recursos similares. 

Crédito: Divulgação Instagram
  • Fernanda Sene

    Formada em marketing e jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Com experiência de mais de 15 anos em assessoria de imprensa nos segmentos de beleza, saúde, bem-estar, comportamento, saúde e entretenimento. Clientes atendidos: O Boticário, Fórmula Academia, Bodytech, Hospital de Câncer de Barretos, wet n wild, Mahogany, Kevin Nichols, Condor, Natura, Sisley, Amazonia Viva, Virada do Chile, Festa de Peão de Barretos, Polishop, DAG – Disco Arts & Gym, Continental Shopping, Eco /Trooper e Paper in the Sky.

O idioma interfere no alcance das redes sociais?

A viralização é um desejo de muitos usuários das redes sociais; seja apenas para ter alguns minutos de fama, seja para criar uma carreira como influenciador, ou apenas para se tornar referência no assunto dentro de uma plataforma. Existem algumas receitas para aumentar os tão sonhados “views” de um determinado vídeo; aplicar hashtags, potencializar a […]

23/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

Memes desempenham papel importante no marketing digital

A mestre em neuromarketing e especialista em mídias sociais, Rejane Toigo, explica que a publicidade é profícua em usar os chamados memes associativos – memes que se ligam a outro memes que já foram assimilados pelo indivíduo Quando ouvimos a palavra meme hoje em dia, logo nos vêm à cabeça gifs animados, montagens fotográficas e […]

26/04/2024

Por: Ana Delai

Leia o artigo