Os profissionais de agências têm a IA como grande aliada para alcançar resultados de campanhas digitais

Aplicação da Inteligência Artificial deve ser aliada à criatividade, elevando eficiência e resultados de campanhas publicitárias

Em um cenário digital que evolui a cada dia com a aplicação de Inteligência Artificial (IA), os profissionais de gestão de campanhas têm em suas mãos as melhores ferramentas para eliminar o “achismo” e potencializar seus resultados. Ao adotarem ferramentas e plataformas orientadas por IA, esses especialistas ganham uma vantagem competitiva no poder de decisão mais apurado, o porquê baseado em dados. A IA permite explorar uma grande quantidade de dados em menos tempo, criando campanhas de marketing personalizadas e mais eficientes.

É importante destacar que marcas que não adotam as ferramentas e soluções de IA pagam mais por mídia e seus resultados estão abaixo do que poderiam alcançar – tanto em resultado como em penetração de audiência. Em um ambiente repleto de produtos, serviços e marcas dos mais diversos tipos e segmentos, ser mais do mesmo não é uma boa ideia quando se busca destaque.

Com o aumento da conectividade digital e agora o anúncio da eliminação dos cookies, a IA se tornou um divisor de águas para quem trabalha com campanhas de marketing digital. É crucial entender o seu uso, como essas tecnologias avaliam os criativos e de que forma ajudam no alcance de mais resultados.

Embora os testes de campanhas sempre nos forneceram insights sobre o desempenho de um anúncio, entender realmente o que está por trás do sucesso – ou do fracasso das campanhas – sempre foi um desafio nebuloso. O que dava espaço para o achismo quando se buscava entender a performance de um criativo. A IA elimina esse gap, otimizando os posicionamentos de mídia e adaptando os criativos a diferentes formatos e canais.

Ao desvendar os fatores implícitos que impulsionam a eficácia criativa, a IA ajuda os profissionais de gestão de campanhas a tomar decisões que levarão a melhores resultados. Com algoritmos de IA e machine learning, esses profissionais podem analisar cada detalhe minucioso dos elementos dos conteúdos veiculados, estabelecendo relação com dados de desempenho e obtendo insights precisos sobre o que faz sentido ao seu público-alvo. Essa riqueza de dados fornece informações importantes que impulsionam decisões criativas e, em última análise, melhoram o desempenho da campanha.

Para maximizar os benefícios, os algoritmos de IA vão evoluindo conforme o volume de feedback recebido sobre o desempenho do criativo. Quanto mais criativos forem avaliados, mais capacitado ficará o processo de aprendizado, o que vai ajudar os sistemas de IA a entender as nuances que impulsionam o desempenho da marca. Esse ciclo de feedback permite a melhoria contínua e capacita os profissionais a otimizar suas campanhas com base em insights em tempo real, tudo dinâmico e imediato.

Ainda que alavancar ferramentas e plataformas de IA seja um processo essencial, manter a identidade e os valores da marca são questões importantes. Cada marca é única e requer soluções personalizadas. Os times de gestão das campanhas buscam encontrar um equilíbrio entre utilizar recursos de IA e preservar sua criatividade.

Ao infundir IA no processo criativo, os profissionais de agências alcançam oportunidades de crescimento para suas campanhas, enquanto se mantêm fiéis às mensagens e à identidade das marcas que estão gerenciando. Ao definir a IA como parceira de trabalho, se torna possível navegar de maneira mais segura no complexo mundo do marketing, desbloqueando oportunidades e produzindo campanhas que serão lembradas e comentadas ao longo do tempo.

*Por Guilherme Dellaqua, Head Latam de Parceria com Agências da Vidmob
Revisão de conteúdo: Fernanda Sene
Publicado por: Talita Szidlovski

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