Blog

Marketing

O que faz a assessoria de imprensa?

Sabe aquelas notícias vinculadas a alguma empresa que você lê em portais pela internet afora? Muito provavelmente quem escreveu aquele texto foi um assessor de imprensa, eventualmente jornalista ou relações públicas.

A assessoria de imprensa vai além da redação de notícias, se tornando uma ferramenta essencial para impulsionar a reputação e o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas.
É evidente a importância de investir nesse profissional em um ambiente corporativo, afinal, quem irá conectar a sua empresa com os veículos de comunicação (Jornais, Tv, Portais de Notícias, rádio…) é este especialista.

Mas, não pense que é só escrever um texto sobre quando sua empresa foi fundada ou há quanto tempo ela está no mercado, essa função vai além.
Ao investir em uma assessoria de imprensa estratégica e bem planejada, sua marca ganha destaque, abre portas para novas oportunidades e constrói um legado de confiança e influência.

Confira como a atuação de um assessor de imprensa pode atuar no seu negócio: 

Visibilidade Empresarial
A visibilidade é essencial no cenário empresarial competitivo, com a assessoria de imprensa, é possível construir narrativas na mídia, posicionando a empresa como líder, atraindo investidores, conquistando clientes e fortalecendo a reputação.

Construção de Reputação
Por meio da assessoria de imprensa, você molda como sua empresa é percebida pelo público e pelos stakeholders (pessoas que podem vir a se interessar pela sua empresa por meio da comunicação), estabelecendo confiança e credibilidade.

Alcance Ampliado
A mídia tem um alcance inigualável. Com uma estratégia de assessoria eficaz, sua mensagem pode atingir um público mais amplo e diversificado, aumentando o reconhecimento da marca.

Credibilidade pela Terceirização
Reportagens e matérias objetivas, geradas por meio da assessoria de imprensa, carregam uma credibilidade maior do que anúncios pagos, agregando valor à sua marca.

Gerenciamento de Crises
A assessoria atua como um escudo protetor em momentos de crise, proporcionando a oportunidade de responder rapidamente a controvérsias e danos à reputação.

E aí, a sua empresa já possui um profissional dedicado à assessoria de imprensa?

Te ajudamos a dar o primeiro passo:
Este profissional traça estratégias de comunicação e produz pautas que podem ser de interesse e impacto midiático e social. Vale destacar que a atuação do assessor de imprensa pode estar atrelada a outros conhecimentos nas áreas de administração e marketing. Então é um profissional ímpar para se ter na empresa. 

O objetivo da mensagem pode ser o mesmo, mas a forma de comunicar para cada veículo de comunicação será diferente. Por isso, identifique mensagens-chaves do seu negócio: Defina as mensagens centrais que deseja comunicar e adapte-as ao público de cada veículo de comunicação.

Geralmente o assessor de imprensa conhece muito bem a empresa que trabalha, pois é ele que escreve e comunica sobre ela interna e externamente.
Ah e também entra a questão da importância da comunicação interna para o seu negócio, mas isso já é tema para outro post… 

Profissional de Marketing: 4 estratégias de trade marketing para impulsionar os negócios

O profissional de marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa, sendo responsável por entender as necessidades do mercado e desenvolver estratégias para alcançar o público-alvo de forma eficaz. Nesse contexto, o trade marketing se destaca como uma ferramenta essencial para impulsionar os negócios e alcançar resultados significativos. Segundo o COO da Astéria, […]

31/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

O marketing corporativo está morrendo?

O marketing operacional (e não estratégico) está deixando os executivos cada vez mais insatisfeitos. Desde o início da minha atuação profissional no campo do marketing percebo um problema latente em muitas empresas: as iniciativas da área, em vez de serem reconhecidas como pilares estratégicos de uma companhia, são frequentemente vistas como necessidades secundárias. A experiência […]

25/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo