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MarketingO que é um release?
Anos atrás apenas grandes empresas tinham especialistas em mídias, porém com o boom da internet houve uma democratização da comunicação e qualquer pessoa pode ter seus próprios canais, como blogs, canais no YouTube, podcasts e perfis em redes sociais.
Antigamente, apenas assessores de imprensa sabiam como fazer um release.
Hoje, qualquer pessoa que trabalhe com marketing precisa se relacionar com a imprensa, ou pelo menos ter noções básicas de como isso deve ser feito.
Com essa revolução, o relacionamento com a imprensa tornou-se essencial.
E a maneira mais conhecida de fazer isso é por meio de um release.
Mas afinal, o que é um release?
Um comunicado de imprensa (do inglês, press release) é um documento escrito que destaca eventos, produtos, serviços, novidades e acontecimentos importantes relacionados a uma empresa, organização ou instituição.
O objetivo do release é divulgar essas informações para a mídia e o público em geral.
Assessorias de imprensa, departamentos de comunicação e marketing de negócios utilizam releases para obter mídia espontânea em veículos de comunicação.
Um bom release é aquele que é bem estruturado, informativo e interessante para o público-alvo.
Dentre outros atributos como a relevância da pauta, otimização para mecanismos de busca, bom título e informações de contato é importante que essa ferramenta responda o que ficou conhecido como os “5 W do jornalismo”, que são eles:
Os 5 W do jornalismo são um conjunto de cinco perguntas que devem ser respondidas em qualquer notícia para que ela seja considerada completa e informativa. As perguntas são:
Quem? (Who?) – Quem são as pessoas ou organizações envolvidas na notícia?
O quê? (What?) – O que aconteceu?
Onde? (Where?) – Onde aconteceu?
Quando? (When?) – Quando aconteceu?
Por quê? (Why?) – Por que aconteceu?
Por fim, e em resumo, um release bem escrito e informativo, com título chamativo, enviado para jornalistas relevantes, pode gerar o buzz desejado para o seu objetivo. Por isso, é importante planejar, criar e enviar o material com atenção para obter bons resultados e alcançar o sucesso.
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