Blog

Negócios

O que é um plano de ação?

Ano novo, novas metas, novos projetos e novos planos. Mas como começar algo do zero?
No que se trata das resoluções profissionais, um método que pode ser eficiente e auxiliar nesse início é construir um plano de ação. 

Mas afinal, o que é um plano de ação?

Um plano de ação é um documento que descreve os procedimentos necessários para atingir um objetivo ou resolver um problema. Ele é uma ferramenta importante para o planejamento e gerenciamento de projetos, e pode ser usado em qualquer contexto, seja pessoal, profissional ou empresarial.

Basicamente ele estabelece um padrão de trabalho, proporcionando uma rotina sendo necessário listar tópicos com as ações requeridas para alcançar um propósito.
A essência aqui reside na compreensão de que, sem um plano de ação eficaz torna-se desafiador acompanhar um objetivo de médio e longo prazo.

No âmbito do planejamento estratégico, a existência de um plano de ação é fundamental na gestão de projetos, uma vez que facilita a colaboração e a comunicação eficaz entre as equipes, conferindo maior consistência à execução e conclusão de um projeto, desempenhando o papel de guia de ponta a ponta.

Um plano de ação deve conter algumas informações base: 

Objetivo: O que você deseja alcançar? O objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporizável (Metas SMART).
Ações: Quais são as ações necessárias para alcançar o objetivo? As ações devem ser claras, concisas e realistas.
Responsáveis: Quem será responsável por cada ação?
Prazos: Quando cada ação deve ser concluída?
Recursos: Quais recursos serão necessários para realizar as ações?
Progresso: Acompanhe o progresso e faça ajustes conforme necessário.

E aí, conseguiu perceber a relevância e utilidade desse conteúdo em sua rotina diária?

Leia também: 5 Livros sobre negócios que você precisa ler

Porque é tão importante investir na comunicação e no marketing?

Independentemente do tamanho da empresa e em qual segmento ela atua, a propaganda sempre vai ser a ferramenta mais importante para escalar um negócio Essa é uma dor de qualquer empreendedor, empresário ou CEO de uma empresa: como escalar o negócio? Quais as ferramentas mais importantes para estruturar e consolidar uma marca no mercado?  Existem […]

30/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

Lançamento de imóveis: quatro estratégias para aumentar as vendas

O que é mais vantajoso: comprar um imóvel enquanto ainda está na planta, ou optar por um já finalizado e “pronto” para mudança imediata? Existem públicos muito bem definidos para cada uma dessas situações, o que acaba trazendo desafios em comum aos corretores para atraí-los e convertê-los na jornada de compra. Mesmo sendo uma tarefa […]

29/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo