Blog

Branding

O que é rebranding?

Você sabe o que é  “rebranding?”
Se ainda não está familiarizado com o termo vamos te dar um exemplo prático que movimentou a web e o mundo dos negócios nos últimos dias.

O TWITTER AGORA É “X”

Em tempos de reposicionamento de marca, fomos surpreendidos com esse case, e de uma hora pra outra a rede social do famoso passarinho azul passou a se chamar “X”.

A alteração faz parte de um processo de rebranding que foi anunciado pelo bilionário Elon Musk, empresário que comprou a rede e já anunciou uma série de modificações.

Musk chegou a fazer uma votação em seu perfil perguntando se as pessoas preferiam o preto ou o branco para a nova marca, e a primeira opção venceu.


“Em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, escreveu o dono da plataforma durante a madrugada do dia 23 de julho. 

É aí que voltamos à questão do rebranding.
O rebranding envolve mais do que simplesmente alterar o design da marca.
Ele engloba uma série de processos para dar um novo significado à imagem da mesma.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam se reinventar constantemente para se manterem relevantes e competitivas.

Um rebranding bem executado auxilia as empresas a evitar a perda de relevância, que ocorre quando suas concepções, posições e até mesmo sua aparência permanecem estagnadas ao longo do tempo.

Uma das estratégias para isso é o rebranding, que consiste na reformulação da marca, incluindo sua identidade visual, logotipo, slogan, tom de voz e valores.


Motivos e fatores mais comuns para o reposicionamento:

  • Mudanças no mercado ou no comportamento do consumidor
  • Expansão para novos mercados ou segmentos
  • Necessidade de reposicionar a marca na mente do público
  • Rompimento com uma imagem negativa


Embora as marcas demandem consistência, modificações podem ser benéficas, desde que ocorram de maneira organizada e, acima de tudo, fundamentadas. É exatamente isso que o rebranding defende.

Independentemente do motivo, o rebranding é um processo complexo que deve ser realizado de forma cuidadosa e estratégica.
É preciso entender o que a marca representa atualmente e o que se deseja alcançar com o novo posicionamento.
Esse procedimento pode ser um processo desafiador, mas também pode ser uma oportunidade para as empresas se reinventarem e alcançarem novos patamares de sucesso.






Aqui vai uma dica:
3 Livros sobre Branding que você precisa ler!

Gestão de reputação para marcas pessoais e institucionais: lições do caso Kate Middleton

No mundo digital de hoje, onde informações se espalham em questão de segundos, gerenciar a reputação online tornou-se um desafio crucial.

12/04/2024

Por: Talita Szidlovski

Leia o artigo

Os erros mais comuns de Branding que você deve evitar

Sem um bom Branding não existe nenhuma outra estratégia de Marketing que fará milagre. Confira os erros mais comuns e evite-os!

19/01/2024

Por: Talita Szidlovski

Leia o artigo