Blog

Marketing

O que é mídia OOH?

Muito se fala sobre as numerosas táticas do marketing digital bem como sobre a necessidade e valor da presença das marcas online para alcançar o maior número de pessoas.

No entanto, em meio a tantas estratégias, também é relevante mencionar que nem tudo se resume ao digital, referenciando campanhas e ações que ocorrem fora do ambiente virtual.

Antigamente, a mídia out-of-home (OOH) costumava ser principalmente associada a elementos como outdoors e anúncios impressos.
Contudo, a presença da publicidade em espaços externos está mudando constantemente, proporcionando novas opções para os anunciantes.

Pois bem, logo, esse é o momento de compreender como a sua empresa pode e deve tirar vantagem desse cenário!

Mas o que são as mídias OOH?

Mídias OOH, ou mídias out of home, são um conjunto de canais de comunicação que visam alcançar o público-alvo fora de casa.
Essas mídias podem ser encontradas em espaços públicos, como ruas, avenidas, estações de metrô, shoppings, aeroportos, etc.

Atualmente, essa categoria abrange não apenas conteúdo estático, mas também inclui elementos dinâmicos exibidos em telas digitais em locais tradicionalmente destinados a outdoors, como pontos de ônibus, postos de gasolina, aeroportos, quiosques de shopping, plataformas de metrô e até mesmo nas laterais de ônibus ou carros.

Em essência, onde quer que os consumidores possam interagir com o conteúdo da marca em espaços públicos, surgem oportunidades para a mídia OOH.

As mídias OOH são uma importante ferramenta de marketing para empresas de todos os portes. Elas permitem atingir um grande número de pessoas, com um alto alcance.
Além disso, são capazes de gerar um impacto visual e emocional significativo no público-alvo.

Ela podem ser utilizadas para diversos objetivos de marketing, como:

Geração de awareness: são uma ótima maneira de criar reconhecimento de marca e gerar awareness para um novo produto ou serviço.

Geração de leads: podem ser usadas para gerar leads, incentivando as pessoas a visitar o site da empresa ou a se cadastrar para receber mais informações.

Conversão: podem ser usadas para incentivar as pessoas a realizar uma ação, como visitar uma loja ou fazer uma compra online.


E aqui estão algumas dicas para criar uma campanha de mídia OOH eficaz:

Defina seus objetivos: antes de começar a planejar sua campanha, defina seus objetivos claramente. O que você deseja alcançar com a campanha?

Conheça seu público-alvo: entenda quem você está tentando atingir com sua campanha. Quais são seus interesses e comportamentos?

Escolha o formato certo: existem diversos tipos de mídias OOH disponíveis, cada um com suas próprias características e vantagens. Escolha o formato que mais se adequa aos seus objetivos e público-alvo.

Crie anúncios criativos: os anúncios OOH devem ser criativos e chamativos para chamar a atenção do público-alvo.

Monitore os resultados: é importante monitorar os resultados da sua campanha para avaliar o seu desempenho e fazer os ajustes necessários.


As mídias OOH podem ser uma ferramenta valiosa para sua estratégia de marketing.
Ao seguir essas dicas, você poderá criar uma campanha eficaz que alcance seus objetivos.

Quer se aprofundar um pouco mais sobre o assunto? Então aí vai uma dica de Live falando sobre o futuro das midia OOH: https://www.youtube.com/live/6wJcQSv-iOc?si=04FtWXSxFZfLDmIX

Profissional de Marketing: 4 estratégias de trade marketing para impulsionar os negócios

O profissional de marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa, sendo responsável por entender as necessidades do mercado e desenvolver estratégias para alcançar o público-alvo de forma eficaz. Nesse contexto, o trade marketing se destaca como uma ferramenta essencial para impulsionar os negócios e alcançar resultados significativos. Segundo o COO da Astéria, […]

31/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

O marketing corporativo está morrendo?

O marketing operacional (e não estratégico) está deixando os executivos cada vez mais insatisfeitos. Desde o início da minha atuação profissional no campo do marketing percebo um problema latente em muitas empresas: as iniciativas da área, em vez de serem reconhecidas como pilares estratégicos de uma companhia, são frequentemente vistas como necessidades secundárias. A experiência […]

25/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo