Blog

Negócios

O que é a jornada de compra? 

Marketing, comportamento do consumidor, jornada de compra e vendas são elementos interdependentes que estão diretamente relacionados ao sucesso de uma marca.

Para as empresas, compreender o comportamento do consumidor é essencial para criar estratégias de marketing eficazes, que visam atender às demandas e expectativas do mercado. 

As estratégias de vendas devem estar alinhadas com o comportamento do consumidor e com a jornada de compra. Isso significa que as empresas devem oferecer o conteúdo e as informações corretas no momento certo para cada etapa da jornada.

A jornada de compra é o trajeto que um cliente percorre desde o momento em que identifica uma necessidade até a efetivação da compra, passando por estágios como reconhecimento do problema, consideração de opções, tomada de decisão e pós-compra.

Portanto, a compreensão do comportamento do consumidor e a aplicação de estratégias de marketing ao longo da jornada de compra são fatores decisivos para o sucesso de qualquer empreendimento.

Ao compreender esses elementos, as empresas podem melhorar sua eficiência e eficácia nas vendas, aumentando a probabilidade de converter leads em clientes.

Mas afinal, o que é a jornada de compra? 

Resumidamente, a jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre desde antes de se decidir a comprar até após a compra.

A jornada de compra é um conceito dinâmico, que pode variar de acordo com o tipo de produto ou serviço oferecido, o perfil do cliente e o contexto do mercado.
É importante que as empresas a revisem regularmente para garantir que ela esteja alinhada com as necessidades do seu público-alvo.

Ela é dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Aprendizado e descoberta: Nesta etapa, o cliente ainda não sabe que tem um problema ou uma necessidade. Ele está pesquisando informações sobre o assunto, para entender melhor o seu contexto.
Reconhecimento do problema: Nesta etapa, o cliente já identificou que tem um problema ou uma necessidade. Ele está começando a buscar soluções para resolver o problema.
Consideração da solução: Nesta etapa, o cliente está avaliando as diferentes soluções disponíveis para resolver o seu problema. Ele está coletando informações sobre os produtos e serviços oferecidos, para tomar a melhor decisão.
Decisão de compra: Nesta etapa, o cliente está pronto para tomar a decisão de compra. Ele já analisou as diferentes soluções disponíveis e escolheu a que melhor atende às suas necessidades.

Ao entender em qual etapa da jornada de compra o cliente se encontra, as empresas podem oferecer conteúdos e ofertas personalizados, que sejam mais relevantes para o cliente e que ajudem ele a avançar na jornada.

Pode te interessar também: Funil de vendas: o que é e como funciona?

Porque é tão importante investir na comunicação e no marketing?

Independentemente do tamanho da empresa e em qual segmento ela atua, a propaganda sempre vai ser a ferramenta mais importante para escalar um negócio Essa é uma dor de qualquer empreendedor, empresário ou CEO de uma empresa: como escalar o negócio? Quais as ferramentas mais importantes para estruturar e consolidar uma marca no mercado?  Existem […]

30/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

Lançamento de imóveis: quatro estratégias para aumentar as vendas

O que é mais vantajoso: comprar um imóvel enquanto ainda está na planta, ou optar por um já finalizado e “pronto” para mudança imediata? Existem públicos muito bem definidos para cada uma dessas situações, o que acaba trazendo desafios em comum aos corretores para atraí-los e convertê-los na jornada de compra. Mesmo sendo uma tarefa […]

29/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo