Blog

Negócios

Mitos sobre empreendedorismo

O empreendedorismo é a habilidade de identificar oportunidades e criar valor através da criação, organização e gestão de um negócio.
É a capacidade de transformar uma ideia inovadora em um empreendimento viável e lucrativo.
Ele envolve a identificação de nichos de mercado, a compreensão das necessidades dos clientes, a inovação na oferta de produtos ou serviços, a gestão eficiente dos recursos disponíveis e a capacidade de adaptação às mudanças do ambiente empresarial.
Também pode envolver a contratação e liderança de uma equipe de trabalho, a busca por financiamento e a construção de uma rede de contatos para apoiar o crescimento e sucesso do negócio.

Veja também: Dicas valiosas para jovens que querem empreender

Porém, como em todo cenário, é necessário ter cautela com algumas crenças e mitos que surgem e rodeiam o contexto.

Empreender é só para quem tem dinheiro
Um dos mitos mais populares. Mesmo com recursos limitados, é viável iniciar um negócio.
Muitas vezes é possível começar como uma oportunidade de renda extra, mas com o passar do tempo pode se tornar próspero.
Além disso, existe a opção do sistema de franquias, que demanda investimentos menores.

Garantia de enriquecimento
Se esse for o seu objetivo, é importante ter cuidado para não se decepcionar.
O retorno financeiro geralmente ocorre a longo prazo, exigindo persistência e resiliência, mas não necessariamente resulta em grandes fortunas.
A motivação imediata predominante é alcançar satisfação pessoal, ter controle sobre seus próprios caminhos e realizar seus objetivos pessoais.
O dinheiro é considerado uma ferramenta e, consequentemente, um resultado dessas realizações!

Empreendedores já nascem empreendedores
Acredita-se que certos comportamentos, como exibicionismo e ousadia, fazem parte da personalidade e são inerentes aos empreendedores desde o nascimento, no entanto, essa teoria está incorreta, uma vez que não foi nem será encontrado um gene específico para o empreendedorismo.
É importante ressaltar, que algumas habilidades podem ser aprendidas e aumentam as chances de sucesso, como a capacidade de se relacionar com pessoas, habilidades de vendas, criação e entrega de produtos/serviços.

Empreender é para JOVENS
Embora o empreendedorismo esteja associado à disposição para correr riscos, e geralmente os jovens são mais propensos a assumir esses riscos, isso não impede que empreendedores mais velhos também tenham sucesso em seus empreendimentos. Na verdade, há argumentos que defendem que a maturidade adquirida ao longo dos anos pode ser um fator positivo na hora de empreender. Portanto, idade não deve ser considerada uma barreira para que empreendedores de todas as faixas etárias persigam seus objetivos comerciais.

Por fim, para empreender com sucesso, é crucial buscar informações sobre o mercado, manter-se atualizado e aprimorar constantemente suas habilidades. Além disso, escolher os parceiros certos, que ofereçam um suporte eficiente ao longo de sua jornada empreendedora, é de extrema importância.

Porque é tão importante investir na comunicação e no marketing?

Independentemente do tamanho da empresa e em qual segmento ela atua, a propaganda sempre vai ser a ferramenta mais importante para escalar um negócio Essa é uma dor de qualquer empreendedor, empresário ou CEO de uma empresa: como escalar o negócio? Quais as ferramentas mais importantes para estruturar e consolidar uma marca no mercado?  Existem […]

30/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

Lançamento de imóveis: quatro estratégias para aumentar as vendas

O que é mais vantajoso: comprar um imóvel enquanto ainda está na planta, ou optar por um já finalizado e “pronto” para mudança imediata? Existem públicos muito bem definidos para cada uma dessas situações, o que acaba trazendo desafios em comum aos corretores para atraí-los e convertê-los na jornada de compra. Mesmo sendo uma tarefa […]

29/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo