Hard Skills: o que são e como colocar em prática?

É muito comum que as empresas usem um processo de recrutamento e seleção para encontrar os candidatos com boas habilidades técnicas e comportamentais – também conhecidas como soft skills e hard skills.

As soft skills, também conhecidas habilidades comportamentais, referem-se às habilidades pessoais e não técnicas que afetam a maneira como interagimos e nos relacionamos com outras pessoas, bem como a comunicação eficaz, trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.
Essas capacidades são essenciais para o sucesso pessoal e profissional, pois complementam as habilidades técnicas e cognitivas.

Você pode continuar lendo sobre as “Soft Skills” clicando AQUI.

Já as hard skills são as habilidades específicas necessárias para uma determinada função. Essas competências mensuráveis referem-se ao conhecimento e à capacidade prática para realizar tarefas precisas e são geralmente aprendidas por meio de treinamento, educação ou experiência.
Embora possa ser aprimorada, possuir competências técnicas não é tão simples, visto a necessidade de ter uma base de conhecimentos para atuar em um bom nível.

Alguns exemplos de hard skills que podem ser mensuradas por meio de avaliações e testes:
Habilidades de design gráfico, em programação, habilidades matemáticas e de comunicação, conhecimento de software e hardware e de línguas estrangeiras. 

COLOCANDO AS HABILIDADES TÉCNCIAS EM PRÁTICA

Procure oportunidades para usá-las no trabalho
Se você tem habilidades de programação, por exemplo, se ofereça para ajudar a desenvolver um novo aplicativo para a sua empresa.
Se você tem habilidades de redação, ofereça-se para escrever um artigo para o blog da sua empresa.

Voluntariado para projetos
Existem muitas organizações que precisam de voluntários com habilidades específicas. Por exemplo, se você tem habilidades de contabilidade, pode se voluntariar para ajudar uma organização sem fins lucrativos a manter suas finanças em ordem.

Participe de cursos ou workshops
Isso é especialmente útil se você está procurando desenvolver novas habilidades ou atualizar suas habilidades atuais.

Leia livros e artigos sobre seu campo
Isso o ajudará a se manter atualizado sobre as últimas tendências e práticas.

Conecte-se com outras pessoas
Isso pode ser feito através de conferências, eventos online ou simplesmente conversando com seus colegas de trabalho.

Seja proativo
Não espere que as oportunidades cheguem até você. Procure-as!

Por fim, se você está procurando um emprego, é importante desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais.
Ao inserir as suas hard skills no seu currículo, você pode mostrar aos empregadores que você tem as habilidades necessárias para realizar o trabalho e isso vai aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista e conseguir o emprego que você quer.

Marcas que adotam IA podem aumentar as conversões em 4 vezes, aponta estudo da CleverTap

A adoção da inteligência artificial (IA) pelas empresas está transformando o panorama dos negócios em ritmo acelerado. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados, prever tendências e automatizar processos complexos, a tecnologia não só melhora a eficiência operacional, mas também oferece oportunidades inéditas para personalização e engajamento do cliente. É o que comprova […]

24/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

Novo Google: Avanço com IA desafia a OpenAI

Há cerca de 25 anos, o Google surgiu, revolucionando a maneira como pesquisamos e esclarecemos nossas dúvidas. Agora, a gigante das buscas está prestes a redefinir essa experiência mais uma vez. Nesta semana, durante o Google I/O 2024, a empresa anunciou a integração da inteligência artificial generativa em seu buscador, oferecendo uma nova maneira de apresentar informações personalizadas […]

22/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo