Blog
TendênciasGestão Humanizada: Conheça esse modelo de abordagem e entenda como ela tem crescido tanto nos últimos tempos.
A gestão humanizada é uma abordagem que vem ganhando cada vez mais popularidade, tanto nas empresas quanto nas redes sociais.
O que é gestão humanizada?
A gestão coloca as pessoas em primeiro lugar se concentrando em atender as necessidades dos funcionários e criar um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e produtivo com o intuito de entender e valorizar os indivíduos, suas necessidades e expectativas, visando o bem-estar.
O maior motivo para isso é que, nos últimos tempos, a ascensão de startups vem chamando a atenção para empresas mais flexíveis, focadas na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Junto com esse crescimento disparado da humanização nas empresas, a ideia de inserir elementos lúdicos no ambiente de trabalho cresceu também. Podemos ver como as empresas têm investido cada vez mais em videogames, salas de relaxamento, incentivo em práticas exercícios físicos, entre outros.
Ao contrário do que muitos pensavam, essas iniciativas aumentaram o rendimento e a produtividade dos funcionários. Alguns especialistas recomendam que as ações estejam alinhadas ao propósito para gerar maior eficiência.
Em uma sociedade caracterizada pelo individualismo e escolhas por vezes egoístas, precisamos pensar no coletivo para reverter a situação caótica em diversos níveis. Na esfera ambiental, a degradação vem se elevando exponencialmente para gerar riquezas a um grupo privilegiado, deixando para os demais a escassez de recursos e os impactos negativos para a saúde. O clima predatório afeta a saúde das pessoas, culminando em desenvolvimento de distúrbios como a síndrome de burnout.
Os colaboradores que colocam a saúde mental em primeiro lugar, acabam tomando novos rumos, o que aumenta a rotatividade, demissões, novas contratações e treinamento.
Esses efeitos podem ser amenizados ou eliminados se houver maior atenção dispensada aos empregados, e um dos caminhos para isso é a humanização.