Blog
NegóciosFluxo de trabalho simplificado facilita a busca por profissionais qualificados
Cada vez mais populares, as consultorias de RH passaram a desempenhar um papel estratégico na contratação de talentos para empresas de todos os tamanhos. No entanto, gerenciar múltiplos processos seletivos simultaneamente podem ser desafiadores e demorados.
A boa notícia é que há ferramentas inovadoras que estão transformando a forma como essas consultorias operam, tornando os processos de recrutamento e seleção mais ágeis e eficazes. A abler, por exemplo, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para PMEs e Consultorias de RH, possui um acervo com mais de 6 milhões de candidatos, facilitando a busca por profissionais qualificados.
A plataforma também permite a divulgação de vagas em portais renomados como Catho, LinkedIn, Indeed e Glassdoor, aumentando significativamente a visibilidade das oportunidades de emprego.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, a disponibilidade de um vasto banco de talentos facilita a busca por candidatos qualificados, permitindo que consultores de RH encontrem rapidamente pessoas que correspondam às necessidades de suas vagas. “Aliado a essas facilidades, a possibilidade de divulgar as vagas em diversos portais aumenta a visibilidade das oportunidades, atraindo um maior número de profissionais”, declara.
Gestão centralizada e eficiência operacional
O gerenciamento de processos seletivos de forma centralizada é essencial para manter a organização e a eficiência, conforme lembra Alisson. “Utilizar um sistema que oferece uma visualização intuitiva do fluxo de trabalho reduz significativamente o tempo gasto em tarefas administrativas, permitindo que consultores se concentrem em atividades estratégicas como a construção de relacionamentos e o desenvolvimento de novas estratégias. Essa abordagem ajuda a eliminar processos manuais, que são propensos a erros e demoram mais tempo para serem concluídos”, pontua.
A triagem de candidatos é uma etapa crítica no recrutamento sendo facilitada, também, na plataforma desenvolvida pela abler. “Ranqueamento inteligente e filtros avançados simplificam esse processo, permitindo que os consultores identifiquem os candidatos mais promissores. Além disso, a aplicação de testes comportamentais, baseados em metodologias consagradas como DISC e Big5, fornece dados importantes sobre a adequação dos candidatos às vagas, ajudando a tomar decisões mais informadas”, revela o CEO.
Integração e personalização
Segundo o especialista, existe também a possibilidade de criar páginas de carreira personalizadas, que refletem a cultura e os valores das empresas. “Esse movimento é capaz de atrair candidatos alinhados com os objetivos organizacionais, melhorando a qualidade das contratações”, relata.
Para consultores de RH que buscam maximizar seus resultados, a adoção dessas ferramentas torna-se um divisor de águas. “Além de tornar mais ágil e organizar o processo de recrutamento e seleção, essas soluções oferecem funcionalidades que permitem uma melhor avaliação dos candidatos, facilitando a gestão dos clientes”, finaliza.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes seis anos, a abler já conquistou mais de 2 mil profissionais de RH, que utilizam a solução para otimizar o seu Recrutamento e Seleção por todo o Brasil e mais de 110 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, resultando em um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 6 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse o site.
O gerenciamento de processos seletivos de forma centralizada é fundamental para que consultorias de RH mantenham a organização e a eficiência.
Por Alisson Souza, CEO e fundador da abler
Créditos:
Revisão do conteúdo: Fernanda Senne
Publicação: Julia Dillenburger