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10 Dicas para designers freelance

Não é uma novidade que para trabalhar na área de design é necessário ter um conjunto de habilidades e competências, no entanto, para se destacar em um mercado competitivo, é preciso ir além de algumas qualidades e talento.

Designers de todas as idades e níveis de experiência estão cada vez mais optando por trabalhar como freelancers, em vez de se vincularem a empresas ou agências.
Essa escolha oferece flexibilidade de horário e a possibilidade de ganhar mais do que em um emprego tradicional.

A internet é um grande aliado para designers freelancers, pois oferece uma variedade de recursos e ferramentas que podem ajudar a otimizar o trabalho e alcançar novos clientes.
Além disso, a internet desempenha um papel fundamental nesse contexto, pois oferece uma ampla gama de recursos e plataformas que facilitam a conexão com clientes, a promoção do trabalho e o acesso a informações valiosas.

Claro, também existem alguns desafios associados ao trabalho como designer freelancer, como a necessidade de encontrar clientes, gerenciar o próprio tempo e lidar com imprevistos. No entanto, com planejamento e dedicação, esses desafios podem ser superados.

Para te ajudar, separamos aqui 10 dicas que podem auxiliar nesse processo de autonomia. 

FORMALIZE SEUS SERVIÇOS
Um contrato é essencial para proteger você e seu cliente. Nele, devem constar todas as questões burocráticas, como forma e prazo de pagamento, prazo de entrega do serviço, número de alterações gratuitas e outras informações relevantes.

FAÇA UM PLANEJAMENTO
Para conseguir novos clientes, é importante ter um planejamento. Comece definindo suas metas, como quanto quer ganhar e quantas horas pretende trabalhar por dia. Com isso, você poderá precificar seus serviços, reservar dinheiro para as férias e para se aprimorar profissionalmente.

MANTENHA SUA PRESENÇA ONLINE
Além de compartilhar seu trabalho nas redes sociais, é importante também mostrar tudo o que está estudando, as referências que consome e uma série de outros elementos que contribuirão para as pessoas conhecerem quem você é.

CRIE UM PORTFÓLIO ATRATIVO
E quanto ao seu portfólio, você já o possui? Especialmente para atuar como designer, ele é absolutamente fundamental. Lembre-se de que o seu trabalho é visual. Por mais que você possa descrever os detalhes de um projeto, será muito mais fácil fechar um contrato quando o cliente puder ver o que você é capaz de realizar.

TENHA CONTROLE FINANCEIRO
Lembre-se de que você é, na verdade, o CEO da sua própria empresa, certo? Muitas pessoas acabam misturando suas finanças pessoais com as profissionais, não adaptando seu estilo de vida àquilo que ganham e ao que é necessário reinvestir na empresa.

ESTUDE E SE ATUALIZE
A formação e capacitação no mercado de design são cruciais para a trajetória de um profissional nessa área. O design é um dos campos que mais evolui com a inovação tecnológica. Diariamente, surgem novos programas de criação e edição, e se o profissional não se manter atualizado, ficará rapidamente defasado. É incontestável que os designers freelancers começam suas carreiras com um conhecimento básico, o que pode resultar em peças mal elaboradas e descuidadas.

ORGANIZE SEUS HORÁRIOS
Tudo bem que em geral, os freelancers não têm um horário de trabalho fixo e desfrutam de flexibilidade, podendo até mesmo trabalhar em casa, vestindo chinelo e bermuda. No entanto, essa flexibilidade não deve ser desculpa para manter uma agenda totalmente desorganizada.
Para obter resultados satisfatórios, é essencial se comprometer a trabalhar um número mínimo de horas por semana. Afinal, você tem o controle sobre a sua agenda, não é mesmo? Portanto, não há desculpas para não cumpri-la.

ACEITE TRABALHOS SE ESTIVER PREPARADO
No início da carreira, é comum sentir vontade de aceitar qualquer tipo de trabalho que aparece. No entanto, essa abordagem pode ser arriscada. Ao assumir um compromisso para o qual você não está devidamente preparado, as chances de algo dar errado aumentam consideravelmente. Além disso, você pode ter dificuldades para avaliar o valor adequado para o trabalho, e sua reputação perante o cliente pode ser prejudicada.
Também é importante evitar projetos nos quais o cliente apresenta propostas pouco realistas, seja em relação aos serviços ou ao valor a ser pago.

TENHA DISCIPLINA – CUMPRA PRAZOS
Você é a sua empresa! E sabe do que toda empresa precisa para se destacar no mercado? Credibilidade. Isso implica em cumprir o que foi prometido, seja em termos de qualidade dos serviços prestados ou no cumprimento dos prazos estabelecidos para a entrega. Portanto, não deixe o cliente esperando! Organize-se de modo a concluir as tarefas dentro do prazo estipulado.

FORTALEÇA SEU NETWORKING
O networking é uma rede de benefícios mútuos, na qual o compartilhamento de conhecimento e dicas é sempre valorizado. Esteja aberto a oportunidades de conhecer novas pessoas, especialmente se está no início de sua carreira.

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