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TendênciasDescomplicando a Gamificação
A gamificação se tornou um dos assuntos mais falados nos últimos tempos, mas será que você sabe realmente o que é gamificação? E o mais importante: o que não é gamificação?
Muitas empresas não fazem nem ideia de como começar a utilizar a gamificação e outras acreditam que apenas colocar um ranking e algumas medalhas vai resolver todos os problemas, mas sentimos em te informar que não é bem assim que funciona!
Se você viu o nosso Guia sobre a Gamificação no Instagram talvez já esteja alguns passos mais perto de entender o que é a gamificação, mas caso não tenha visto, continua por aqui que vamos te mostrar que de complicada ela não tem nada e para isso, primeiro vamos esclarecer alguns pontos importantes:
Gamificação não é um jogo
Ela utiliza elementos e mecânicas de jogos com o objetivo de motivar e engajar as pessoas em situações ou problemas não relacionados a jogos, mas ela não é um jogo. Um jogo tem como objetivo entreter as pessoas, com ou sem um aprendizado no final, mas a intenção principal sempre vai ser a diversão, diferente da gamificação. Entretanto, é importante ressaltar que ações gamificadas podem ter “jogos” como parte da ação do usuário, mas o que realmente vai diferenciar de um jogo real é o objetivo da dinâmica realizada.
Gamificação não é só sobre pontos e rankings
Gamificar é pensar em um cenário bem maior do que pontos, medalhas, moedas ou rankings, por isso é de extrema importância que uma gamificação seja bem planejada e feito um plano de ação com objetivos claros antes de começar qualquer coisa, mas isso não significa que ela é complicada, tá? Basta se organizar e planejar, assim como qualquer outra ação que você pretenda fazer.
Conheça seu público
Um dos pontos mais importantes para quem quer começar a gamificar é o conhecimento do seu público. Procure entender as dores, dificuldades e, principalmente, as MOTIVAÇÕES! As motivações são o que vão mover o usuário em uma gamificação e vale ressaltar que cada pessoa tem motivações diferentes e a cultura do lugar também tem influência em como esses usuários vão se comportar. Estude sobre a Octalysis e aprenda as diferentes motivações que as pessoas têm.
Foco na motivação e no engajamento
O seu problema a ser solucionado pela gamificação é de motivação e engajamento ou um problema técnico? Um ótimo exemplo para explicar isso seria: você está com problema de resposta no formulário da sua empresa e quer gamificar para que a taxa de resposta aumente.
Se pergunte primeiro qual o principal motivo dos seus funcionários não terem respondido:
- Não se sentem motivados e engajados para responderem.
- O formulário é enviado por e-mail e na maioria das vezes cai na caixa de spam. Caso a sua resposta seja a segunda opção, sinto-lhe informar, mas uma gamificação não vai solucionar seu problema!
Esses são apenas alguns tópicos importantes para quem quer começar a gamificar, mas saiba que existe muito mais além disso e o melhor jeito de melhorar seus conhecimentos é procurando por casos de sucesso para se inspirar e aprender com eles.
Lembre-se que processos de gamificação não podem ser simplesmente copiados, visto que as situações podem ser parecidas, mas as pessoas não.
Com todas essas informações, talvez você esteja se perguntando “Onde posso usar a gamificação?” Bom, vamos lá:
- Na educação;
- Em treinamentos;
- Na produtividade;
- No ambiente de trabalho;
- Na saúde;
- Em causas sociais;
- Em processos seletivos
Um cuidado extra que precisamos ter é em não infantilizar a gamificação. Jogos e dinâmicas nos remete muito às crianças e apesar da gamificação ser ótima para o aprendizado dos pequenos, ela é muito usada e tem seu valor para os adultos e o meio corporativo. Uma boa gamificação tem seu toque lúdico, mas também tem seu propósito de ensinar.
Revisão do conteúdo: Talita Szidlovski