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TendênciasComo os arquétipos podem ser utilizados para comunicar valores, propósitos e diferenciais
Retratista especialista em arquétipos explica como eles podem ser usados para construir uma identidade forte e coesa
Os arquétipos são padrões universais de pensamento, símbolos e imagens que residem no inconsciente coletivo. São impressões que as pessoas têm a respeito de algo ou alguém de maneira inconsciente. Herdados e partilhados por todas as culturas ao longo da história, eles representam aspectos da experiência humana e podem ajudar a comunicar valores, propósitos e diferenciais.
De acordo com Leonardo Queiroz, retratista, formado em PNL e especialista em arquétipos, explorar a compreensão dos arquétipos pode ser crucial para construir uma identidade forte e coesa, tanto pessoal quanto empresarial. “Tudo comunica: a postura, a expressão, os detalhes. E os arquétipos podem ser utilizados para comunicar valores, propósitos e diferenciais de forma consistente. São representações simbólicas de ideias, emoções e experiências”, explica.
Um dos arquétipos mais utilizados atualmente, segundo Leonardo Queiroz, é o do mago. “Ele tem como objetivo principal converter sonhos em realidade, assim como usar sua experiência e autocura para curar outras pessoas. Ele desempenha um papel de mentor ou guia, fornecendo transformação às pessoas que chegam até ele”, explica.
Segundo Leonardo Queiroz, o arquétipo do mago é voltado às pessoas que causam impacto e ajudam outras pessoas a alcançar o extraordinário, sendo ele próprio um exemplo de quem faz uso do arquétipo. “Podemos citar algumas marcas que também utilizam o arquétipo do mago. É o caso de Walt Disney e Red Bull”, exemplifica.
Outro arquétipo interessante, de acordo com o especialista, é o rebelde. “Ele representa o indivíduo que desafia normas estabelecidas. Busca a mudança, a liberdade e a independência. Pode representar revolução”, afirma o retratista. Entre as marcas que utilizam o arquétipo estão Harley Davidson e Diesel.
Segundo o especialista em arquétipos, é importante entender que, ao passar uma imagem, todos os detalhes são fundamentais. “Um retrato que busca aproveitar a força de um arquétipo precisa levar em consideração todos os detalhes. A postura e a expressão, por exemplo, comunicam mais do que as pessoas imaginam, por isso, para construir uma identidade forte é preciso considerar a forma de comunicar. Inicialmente, o público só tem acesso ao mundo exterior de alguém, por isso o posicionamento de imagem é extremamente importante”, finaliza.
Crédito: Divulgação
Revisão do conteúdo: Fernanda Sene
Publicação: Ana Delai
Leonardo Queiroz é retratista, formado em PNL e certificado pelo Richard Bandler. É empresário, empreendedor, esposo, pai e especialista em arquétipos, essencial para a utilização no posicionamento assertivo, a fim de aumentar a percepção de valor sobre você e levar seu negócio para o próximo nível, tornando-o mais desejado ao público certo com atração assertiva.