Blog

Marketing

Como a Inteligência Artificial pode transformar o Marketing do seu time

Nos últimos anos, temos testemunhado uma revolução digital que afeta todos os setores, sendo que o mundo dos esportes e entretenimento não é exceção. No mercado do Marketing Esportivo, clubes e empresas estão buscando formas inovadoras de se conectar com seus públicos e otimizar suas estratégias. E é aqui que a Inteligência Artificial tem se destacado e virado esse jogo, para melhor.  

Com sua capacidade de processar grandes volumes de dados em tempo real e gerar informações preditivas, a Inteligência Artificial já é uma ferramenta valiosa para esse mercado altamente competitivo e em constante evolução. A necessidade das equipes esportivas, ligas e patrocinadores de cativar fãs e audiências em um ambiente cada vez mais fragmentado, repleto de opções de entretenimento, tem tornado essa tecnologia estratégica para atender, de forma personalizada, as expectativas dos consumidores. 

Com a coleta de dados de comportamento do público, a IA pode criar perfis detalhados de fãs e espectadores, permitindo a oferta de conteúdo altamente relevante e direcionado. Isso não só aumenta o envolvimento, mas também melhora a retenção de público.

Um exemplo é a análise do histórico de compras de ingresso de um fã de uma equipe esportiva. Com base na IA conseguimos identificar os jogos que terão maior interesse pelo público, desta forma os investimentos em produtos, patrocínio e ativações serão mais eficazes naqueles jogos de mais apelo. 

Outra área que tem crescido no engajamento de fãs com inteligência artificial é de produção de conteúdo para mantê-los sempre conectados com sua equipe favorita. O conteúdo personalizado e direcionado não apenas economiza tempo e recursos, mas também garante que o impacto desse conteúdo para quem o recebe, por meio de análises de desempenho em várias plataformas, que podem sugerir ajustes para futuras ações com base nos resultados.

A Inteligência Artificial chegou para ser uma aliada valiosa nos negócios com as pessoas apaixonadas por esportes e entretenimento, com processamento de dados que ajudam quem está por trás das ações de marketing a tomar decisões em tempo real. Essa nova forma de projetar estratégias é uma oportunidade de entender a fundo, e como nunca antes foi possível, os verdadeiros desejos dos fãs, por experiências e produtos.

Ao identificar padrões de comportamento, a Inteligência Artificial consegue de forma estratégica prever se um evento esportivo, um show ou uma venda terão mais probabilidade de ter sucesso. Isso era inimaginável há cinco anos. 

Ao compreender a jornada do torcedor, a estrutura de preços, e nível de envolvimento, a IA está impulsionando os negócios no esporte. Aproveitar essa tecnologia é uma oportunidade que instituições do esporte e do entretenimento tem de elevar o envolvimento do seu público, melhorar o desempenho e proporcionar experiências incríveis aos fãs e espectadores.

Por Fernando Fleury, fundador da Armatore Market + Science

Créditos:
Revisão do conteúdo: Fernanda Sene
Publicação: Ana Delai

Profissional de Marketing: 4 estratégias de trade marketing para impulsionar os negócios

O profissional de marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa, sendo responsável por entender as necessidades do mercado e desenvolver estratégias para alcançar o público-alvo de forma eficaz. Nesse contexto, o trade marketing se destaca como uma ferramenta essencial para impulsionar os negócios e alcançar resultados significativos. Segundo o COO da Astéria, […]

31/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

O marketing corporativo está morrendo?

O marketing operacional (e não estratégico) está deixando os executivos cada vez mais insatisfeitos. Desde o início da minha atuação profissional no campo do marketing percebo um problema latente em muitas empresas: as iniciativas da área, em vez de serem reconhecidas como pilares estratégicos de uma companhia, são frequentemente vistas como necessidades secundárias. A experiência […]

25/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo