Blog
CriaçãoBIG IDEA – o que é e como aplicar nos seus textos
Antes de atrair a atenção do público, fazer aquela copy brilhante, conquistar várias vendas, é preciso ter uma grande ideia para redigir um texto.
A “big idea” é um conceito que orienta textos, redações e copys – sendo um elemento essencial para uma escrita eficaz. Ela precisa ser clara, relevante, memorável, que se destaque na mente do leitor e o motive a agir, além de ser capaz de comunicar o valor do produto ou serviço.
Desenvolva um conceito poderoso que capture a atenção, comunique a mensagem essencial e deixe uma impressão duradoura.
A big idea pode ser encontrada em diferentes partes do texto, seja no título, introdução, no corpo e na conclusão, sendo expressa de forma direta ou indireta, ajudando a garantir que o texto seja interessante.
Elaborar ideias únicas não é fácil, e alcançar o impacto proposto é ainda mais desafiador.
Quando se possui uma Big Idea, há grandes chances de ser lembrado e permanecer ecoando na mente da audiência.
Aplicando a teoria na prática:
– Apresente simplicidade, ou seja, escreva um texto de fácil compreensão;
– Retenha a atenção de um grupo específico;
– Ofereça ajuda de forma convincente – utilize essa tática na headline;
– Apele para as emoções – mesmo quando tomamos decisões de forma analítica e racional, nosso cérebro tende a ter uma resposta emocional;
– Seja inovador e provocante – apresente uma perspectiva incomum sobre o assunto, de modo que quem a leia sinta a vontade de compartilhar o conteúdo com outros.
Lembre-se de que uma “big idea” bem elaborada não apenas informa, mas também inspira, motiva e convence.
É a espinha dorsal criativa que dá vida ao seu conteúdo, transformando-o em algo mais do que palavras simples, e sim em uma experiência significativa para o público.
Vamos falar sobre brainstorming?