A potência do TikTok para alavancar as vendas

Com pouco anos, o TikTok se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares da atualidade. Totalizando mais de 2 bilhões de downloads e 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, a rede tem chamado a atenção das empresas.

No início, a plataforma foi um sucesso entre os jovens de 16 a 24 anos, as empresas não levaram a sério a força da rede, mas não demorou muito para o aplicativo atingir as demais faixas etárias e se popularizar.

A partir de 2020 a rede teve um grande crescimento no número de usuários e chamou atenção do mundo dos negócios. Mesmo com a sua grande popularidade, no início as empresas tiveram uma certa dificuldade para entender e se adaptar à nova tendência das redes, mas desde então, o ramo passou a ter mais visibilidade dentro do aplicativo.

Para quem estava acostumado com vídeos mais longos na divulgação de produtos, de repente se deparou com vídeos mais curtos, objetivos e com grande quantidade de visualizações, likes e comentários.

A sua principal característica é a força de manter uma relação entre as marcas e seus clientes, que são usuários da rede. De acordo com o estudo “What’s Next”, de 2021 do TikTok, 78% das pessoas ativas acreditam que as maiores empresas estão marcando presença com vídeos de seus produtos no aplicativo, gerando uma interação e confiança com o consumidor. 

Os dados ainda mostram que 67% dos consumidores são motivados a fazer uma compra que nem sequer tinham planejado. Isso quer dizer que mesmo sem conhecer ou pensar em comprar um produto, por influência do TikTok as pessoas estão comprando. 

O TikTok e sua relação com o marketing digital

O aplicativo vem se tornando um dos meios de comunicação mais benéficos para as vendas, no marketing digital o canal tem se destacado. Nos últimos anos, a plataforma tem registrado grandes sucessos, com isso, oferece um ambiente favorável para as empresas que apostam nos conteúdos da rede social, destacando algumas vantagens como por exemplo:

  • Capacidade de atingir diversos públicos de uma forma prática, rápida e orgânica;
  • Grande visualização e engajamento para a marca;
  • Vasto compartilhamento de conteúdo


Uma coisa é certa, o TikTok pode ser utilizado como uma estratégia de marketing para várias empresas, pelo simples fato do aplicativo oferecer ao comerciante uma plataforma completa e dinâmica para viralizar, ou melhor dizendo, para divulgar os produtos da marca.

4 dicas para engajar no TikTok e aumentar suas vendas
Para que fique claro, separamos 4 dicas de como você pode usar o aplicativo como uma estratégia de marketing e assim, possa alavancar as suas vendas. 


  1. Procure ser presente, constante e criativo

Com o sucesso do aplicativo, o TikTok se tornou uma rede social indispensável para o marketing digital do seu negócio, todo o potencial deste canal pode e deve ser explorado para melhorar as suas vendas.

Portanto, invista no aplicativo, seja presente na rede social, publique conteúdo constantemente e deixe a criatividade fluir. 


  1. Jamais ignore seu público

Essa é uma dica muito importante, manter um relacionamento com os consumidores é essencial. Portanto, sempre responda os comentários dos seus seguidores, interagir com seu público é um ponto crucial para converter seus conteúdos em vendas. 

A constância em publicações, pode incentivar os seguidores a interagir, reagir ao seu produto ou até mesmo publicar um feedback.


  1. Acompanhe as trends e adeque elas ao seu negócio

No TikTok vemos muitas tendências viralizando, mas claro, nem sempre todas elas vão se encaixar no seu negócio, por isso, acompanhe as trends que estão em alta, tente adequá-las ao seu produto e a sua empresa de alguma forma. Quando se trata de lançamentos, elas funcionam muito bem e podem alavancar a venda de um produto que está chegando no mercado. 


  1. Crie promoções, todo mundo engaja com um desconto

Com conteúdos sendo atualizados com frequência e as trends sendo utilizadas da melhor forma possível, uma forma de chamar a atenção dos seus clientes ou futuros clientes são as promoções. 

Use sua criatividade e explore as datas comemorativas, datas especiais da empresa ou até ações que vão chamar atenção do público, para criar e disparar descontos que podem auxiliar quem está iniciando na rede.

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