Blog
Branding3 Livros sobre Branding que você precisa ler
Você viu nosso conteúdo sobre Branding?
Branding é a construção de uma identidade, que transmite valores e propósito.
O branding fortalece a marca, diferencia-a da concorrência e conquista a confiança dos consumidores. É a marca se destacando e deixando sua marca!
Branding envolve a criação de uma identidade e imagem única para uma empresa, produto ou serviço, com o objetivo de diferenciá-lo dos concorrentes e criar uma conexão emocional com os consumidores.
Ele abrange uma variedade de elementos, incluindo o nome da marca, logotipo, cores, tipografia, mensagem de marca, valores e personalidade.
Esses elementos são cuidadosamente desenvolvidos para transmitir uma imagem consistente e representar a essência da marca.
É de fundamental importância que toda marca se preocupe com a sua imagem, por isso, é imprescindível que especialistas em marketing estejam sempre acompanhando essa movimentação e se atualizando sobre o cenário.
Com o objetivo de enriquecer esse conteúdo, segue uma pequena lista de alguns livros sobre branding que não podem deixar de ser lidos pelos profissionais da área.
Os livros a seguir fornecem diferentes perspectivas, explorando autores com metodologias e opiniões diversas para enriquecer sua visão.
O branding está longe de ser uma ciência exata com respostas definitivas. Trata-se de experimentar, medir, aprender e reajustar. Sempre haverá um certo nível de risco envolvido, onde deve-se trabalhar para reduzi-lo.
On Branding – David Aaker
David Aaker é mundialmente reconhecido como um especialista em Branding. Ele é professor universitário e é autor de vários livros e artigos sobre marcas e suas estratégias de gestão.
No livro “On Branding”, Aaker utiliza uma linguagem simples, permitindo ao leitor explorar o conteúdo tanto por tópicos específicos, de acordo com seu interesse, quanto de forma linear. O livro abrange os 20 principais princípios identificados por Aaker, que, segundo ele, contribuem para a construção de uma marca forte.
Branding a Arte de Construir Marcas – Marcos Hiller
O livro apresenta textos escritos por Marcos Hiller, abordando marcas como McDonald’s, Coca-Cola, Apple, Marlboro, Barack Obama e outros. Com uma linguagem contemporânea, o autor explora temas essenciais para aqueles interessados em comunicação visual e suas diversas facetas.
O destaque do livro reside na maneira como o impacto das marcas transforma a vida das pessoas ao longo do tempo, em meio ao consumo midiático.
Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca – Sandra Ribeiro Cameira
Para os designers e diretores de arte de plantão, aí vai uma sugestão voltada mais para a construção por um viés artístico.
No livro da autora Sandra Ribeiro Cameira, é explorada a interação entre Branding e Design por meio de casos práticos e questões conceituais. A obra apresenta fotos, ilustrações e elementos que auxiliam no entendimento do processo de construção da identidade da marca.
Para enriquecer o conteúdo, a autora entrevistou designers, arquitetos e especialistas em branding, os quais compartilharam suas experiências e insights.
Dica BÔNUS:
StoryBrand – Donald Miller
O 4º livro da lista é um livro de “receitas” com o padrão siga as 7 etapas para a construção de um storytelling poderoso para o seu branding.
O livro do autor Donald Miller aborda, de forma clara e objetiva, o método SB7, que consiste em sete elementos para construir um storytelling impactante para o branding.
Além disso, a obra apresenta exemplos de histórias reais e poderosas que ensinam como aprimorar o relacionamento com os consumidores e, por consequência, expandir os negócios.