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Marketing de Influência: 66% dos consumidores já compraram um produto indicado por influenciadores. Entenda como utilizar essa estratégia

Escolher os influenciadores certos é fundamental para assegurar a transmissão da mensagem da marca ao público-alvo

À medida que a sociedade mergulha mais profundamente no universo digital, o papel dos influenciadores na decisão de compra do consumidor se mostra cada vez mais significativo. Segundo o estudo “O post é pago, e daí?”, conduzido pelo Instituto QualiBest de Pesquisa de Mercado em 2023, os influenciadores digitais são seguidos por 6 a cada 10 pessoas. Dentre esses seguidores, aproximadamente 25% consideram os influenciadores uma das principais fontes para suas decisões de compra.

A pesquisa ainda destacou que 55% dos entrevistados apreciam quando os influenciadores recomendam produtos ou serviços, enquanto impressionantes 66% já efetuaram uma compra ou visitaram um local indicado por um influenciador.

“Esses dados evidenciam claramente o impacto poderoso dos influenciadores digitais na decisão de compra do consumidor e indicam não apenas uma tendência, mas uma transformação profunda na maneira como as pessoas interagem com marcas e produtos no ambiente digital”, explica Kelly Amorim, Head de Marketing de Influência da Yooper, agência de Marketing Digital especializada em performance.

Mas engana-se quem pensa que essa abordagem só é válida ao contratar influenciadores com um número de seguidores exorbitante.  O mercado de influenciadores está evoluindo para uma abordagem mais nichada e a relevância dos segmentos micro (10 mil a 50 mil seguidores) e nano influenciadores (1 mil a 10 mil seguidores) têm chamado a atenção. De acordo com o relatório Estado do Marketing de Influenciadores no Brasil 2024, conduzido pela HypeAuditor, os nano influenciadores representam 79,1% de todos os criadores no Instagram e têm a maior taxa de engajamento do mercado na plataforma, com 3,2%. 

“Estamos observando uma mudança significativa no cenário, onde o impacto da influência está se concentrando em conexões mais específicas e genuínas com o público-alvo”, explica Kelly.

A especialista destaca ainda que é fundamental saber fazer a escolha certa dos influenciadores para garantir a credibilidade do conteúdo. “É preciso haver uma boa combinação de valores entre a marca e o influenciador para que qualquer estratégia funcione. Agora, é ainda mais necessário entender se a pessoa em questão acredita nas mesmas causas que a marca”, finaliza.

Sobre a Yooper

A Yooper é uma agência de marketing digital especializada em performance e sediada em São Paulo. Fundada por Leandro Gorzoni em 2011, atende grandes empresas como Stanley, Lupo, Arezzo e Embelleze. Desde 2015, é Google Partner Premier, reconhecida como um dos parceiros mais relevantes da multinacional. Pelo quarto ano consecutivo, foi reconhecida pelo Great Place to Work 2023 como uma das melhores agências para trabalhar no país e defende as bandeiras do empoderamento feminino, LGBTQIA+ e a causa animal.

Por Kelly Amorim, Head de Marketing de Influência da Yooper, agência de Marketing Digital especializada em performance

Créditos:
Revisão do conteúdo: Fernanda Sene
Publicação: Ana Delai

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