Blog

Negócios

Boleto bancário deve ser visto como estratégia para aumentar faturamento 

Estatísticas apontam que 76% dos compradores dão preferência a esse meio de pagamento e ao oferecer apenas uma opção, o empreendedor pode perder potenciais compradores

O boleto bancário é o meio de pagamento preferido por ¾ da população brasileira para compras a prazo. Estatísticas recentes mostram que 76% preferem o boleto como forma de pagamento. No cenário digital, em que a concorrência é feroz e cada detalhe conta, conhecer essa informação e disponibilizar essa modalidade pode fazer diferença entre uma venda fechada e uma oportunidade perdida. 

Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech que oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancários, revela que mais de 70% da população brasileira têm enfrentado problemas com limites de cartão de crédito, de acordo com pesquisas recentes. “Além dessa questão, os juros astronômicos cobrados pelas operadoras é outro ponto de dificuldade, afetando diretamente o equilíbrio das contas”, analisa.

Segundo Reinaldo, quando uma empresa não diversifica as opções para pagamento, perde acesso significativo a potenciais vendas. “O boleto parcelado é uma opção valiosa para aqueles que precisam adquirir, por exemplo, um curso para promover o crescimento profissional, mas enfrentam restrições financeiras ou dificuldades de acesso a métodos de pagamento convencionais”, aponta.

Essa prática não só expande as oportunidades educacionais, mas também promove um impacto positivo na sociedade. “O cliente fica mais satisfeito e confortável com a compra”, afirma.  

O fundador da TMB alerta que a maioria dos gestores investem e treinam times inteiros para impulsionar as vendas, apostam em tráfego pago e campanhas no Google Ads para escalar seus produtos. Mas se eles apenas implementassem o boleto, o retorno seria mais rápido, seguro e lucrativo, uma vez isso significaria aumentar em 30% o faturamento. “Esse movimento vai ocorrer de forma natural, porque parte do público que não usa cartão passa a comprar também”, aponta Boesso.

Ao engessar a forma de pagamento com apenas uma opção, no caso do cartão de crédito, o empreendedor deixa de lado potenciais compradores. “Às vezes, a estratégia para algumas empresas está em aceitar a forma de pagamento diferente, seja no boleto, no crédito, no financiamento”, finaliza o especialista.

Confira algumas das vantagens que tornam o boleto bancário, um dos queridinhos dos brasileiros quando se trata de meios de pagamento:

  • Não requer conta bancária: É uma alternativa acessível para um grande número de pessoas.
  • Possibilita melhor controle financeiro: Os consumidores podem escolher quando e como pagar o boleto, conforme disponibilidade financeira.
  • Flexibilidade de pagamento: Geralmente podem ser pagos em agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos e até mesmo on-line.
  • Aumento do poder de compra: Um boleto parcelado aumenta o poder de compra do consumidor, que pode adquirir itens de maior valor que, de outra forma, poderiam não ser capazes de comprar de uma só vez.

Por Reinado Bosso é CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional

Créditos:
Revisão do conteúdo: Fernanda Sene
Publicação: Ana Delai

Porque é tão importante investir na comunicação e no marketing?

Independentemente do tamanho da empresa e em qual segmento ela atua, a propaganda sempre vai ser a ferramenta mais importante para escalar um negócio Essa é uma dor de qualquer empreendedor, empresário ou CEO de uma empresa: como escalar o negócio? Quais as ferramentas mais importantes para estruturar e consolidar uma marca no mercado?  Existem […]

30/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

Lançamento de imóveis: quatro estratégias para aumentar as vendas

O que é mais vantajoso: comprar um imóvel enquanto ainda está na planta, ou optar por um já finalizado e “pronto” para mudança imediata? Existem públicos muito bem definidos para cada uma dessas situações, o que acaba trazendo desafios em comum aos corretores para atraí-los e convertê-los na jornada de compra. Mesmo sendo uma tarefa […]

29/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo