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Apple adota RCS: o que muda para as empresas?
Por Thiago Gomes, Diretor de Customer Success e Produtos na Pontaltech
Não houve escapatória. Depois de tanta pressão e algumas provocações do Google e do próprio mercado, a Apple anunciou, no final do ano passado, que iria adotar o Google Messages RCS (Rich Communication Service), sistema de mensageria da multinacional, em seu aplicativo conversacional. A novidade abre mais uma janela de enormes oportunidades para o Brasil, mas que precisam ser perseguidas desde já pelas empresas que querem sair à frente de seus concorrentes.
Com previsão de ser implementado via atualização de software ao longo deste ano, a inclusão deste protocolo no sistema operacional da maçã contribuirá para uma comunicação mais rica e interativa entre as partes. Afinal, o RCS permite o envio de mensagens de forma mais simples e eficiente, através de um conjunto de recursos de texto, imagens, gifs e vídeos que tornam a experiência do consumidor muito mais interativa e personalizada.
Inicialmente disponível apenas para os aparelhos Android, a persuasão em incluir a Apple nesse jogo foi intensa em 2023, onde o buscador chegou a divulgar “cutucadas” constantes ressaltando os benefícios que a empresa teria ao adotar o RCS para seus usuários. E, após um ano de tantas conquistas pelas empresas que já incorporaram o protocolo junto ao aumento consequente de marcas interessadas em ingressar nessa estratégia, a pressão em fazer parte deste universo finalmente foi cedida.
Em uma estimativa compartilhada pelo Juniper Research, a entrada da Apple deve aumentar em 900 milhões os usuários de RCS em todo mundo nos próximos dois anos, atingindo a marca de 2,1 bilhões de usuários globalmente. Esta inclusão, ainda de acordo com o estudo, deverá impulsionar o tráfego mundial deste sistema de mensageria de US$1,3 bilhão registrado em 2023, para US$8 bilhões em 2025, o que reforça ainda mais as expectativas sobre este anúncio.
Afinal, se focarmos apenas em uma análise no Brasil, grande parte do sucesso deste sistema de mensageria se deve pelo fato de sermos um dos países com maior quantidade de aparelhos Android no mundo – o que nos coloca em um patamar de destaque perante um maior alcance de comunicação entre as empresas e seus clientes.
Muitos cases de sucesso foram construídos com grandes nomes do mercado, compartilhando suas conquistas em termos de maiores entregas de mensagens, taxa de leitura, e muitos outros que se converteram em um aumento significativo nas vendas. E, mesmo tendo uma quantidade menor de usuários quando comparado com os do Android, a chegada do iPhone neste grupo tenderá a expandir ainda mais esses resultados, passando a atingir um grupo mais seleto de usuários fiéis à essa marca.
Porém, é importante esclarecer que, por mais benefícios que a chegada da Apple traga para o mercado, não é recomendado que as empresas aguardem este processo de implementação para incorporarem este protocolo em suas estratégias. Principalmente, porque o RCS não deve substituir nenhum canal já utilizado internamente, mas sim complementá-los, fortalecendo ainda mais as ações de comunicação da marca com seu público-alvo.
Uma boa estratégia de comunicação corporativa precisa ser omnichannel, integrando os meios utilizados de forma com que o consumidor possa entrar em contato com o seu negócio da maneira que preferir e considerar mais conveniente. Por isso, quanto mais cedo o RCS for incorporado internamente, maior será o tempo de aprendizado da empresa perante um melhor uso possível – analisando sua receptividade entre os clientes e qual a melhor forma de inserir seus produtos e serviços de forma atrativa no sistema de mensageria.
Na prática, o que iremos observar daqui para frente é um grande efeito dominó: onde o que já é bom, irá melhorar ainda mais. Afinal, não há dúvidas dos benefícios que este protocolo traz para o mercado, e agora com a vinda da Apple, novos públicos serão atingidos, expandindo ainda mais sua capacidade de atuação e permitindo que estes usuários possam se comunicar com suas marcas favoritas por um meio muito mais completo, rico e interativo. Com isso, não há por que esperar o término da implementação do RCS pela Apple para que as empresas incorporem este protocolo. Grandes feitos já foram registrados em 2023 por aquelas que aderiram a essa tecnologia e, há muito ainda o que esperar este ano para alavancar os resultados corporativos cada vez mais.
Sobre a Pontaltech: Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.
Thiago Gomes, Diretor de Customer Success e Produtos na Pontaltech
Revisão de conteúdo: Fernanda Sene
Publicação: Talita Szidlovski