Notícia

Fusão de gigantes da moda: Grupo Soma e Arezzo fecham acordo

A notícia de possível fusão das empresas Arezzo&Co e o Grupo Soma sacudiu o mercado financeiro e da moda no primeiro final de semana de fevereiro. Em comunicado enviado aos acionistas, Arezzo e Grupo Soma viabilizaram a junção das marcas para formar uma gigante do varejo.

A expectativa se tornou realidade e ambas marcas confirmaram a fusão entre as empresas nesta segunda-feira, 5. 
Segundo o Valor Econômico, é a “maior fusão do varejo desde a união de Raia e Drogasil”, em 2011. A empresa formada passa a ser a segunda maior varejista de moda do país de R$ 13 bilhões de valor de mercado, atrás da Renner que vale R$ 15 bilhões. 

Com portfólios complementares, a fusão chega consolidando a posição das empresas no mercado e abrindo caminho para um futuro promissor.
Juntas, as empresas somam 22 marcas. O Grupo Soma é dono da Hering, Animale, Farm, Fabula, Maria Filó, Dzarm e outras. A Arezzo & Co é dona da Arezzo, Schutz, Anacapri, Vans, AR&CO (Reserva, Reserva Mini, Oficina, Reserva Ink, Reserva Go, Reversa e Simples) e outras.

Esta é a segunda vez que os dois negócios buscam um acordo para a fusão das operações.
As conversas sobre a fusão começaram em 2021, mas perderam tração com o passar do tempo, conforme interlocutores do mercado financeiro.
As conversas sobre o assunto ganharam novo impulso nas últimas semanas, impulsionadas em parte pela Arezzo, segundo fontes ligadas aos negócios.

Segundo a Infomoney, a governança da nova companhia será comandada de maneira conjunta pelos atuais acionistas de referência da Arezzo&Co e do Grupo Soma. Alexandre Café Birman será o CEO da nova companhia e Roberto Luiz Jatahy Gonçalves o CEO da business unit de vestuário feminino. Já Rony Meisler permanecerá como CEO da business unit AR&Co e Thiago Hering continuará como CEO da business unit Hering.

A nova empresa terá quatro verticais de negócios: calçados e bolsas; vestuário e lifestyle feminino; vestuário e lifestyle masculino; e vestuário democrático.