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Vestcasa investe em sustentabilidade e reduz preços dos produtos  

A ação evita o descarte de 1,4 mil toneladas de plástico por ano

Presente em um ranking nada agradável, o Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de lixo, segundo o Fundo Mundial da Natureza (WWF). Diariamente são produzidas mais de 224 mil toneladas de lixo. Um quinto deste material é composto por embalagens de produtos, vale lembrar que itens fabricados com plástico levam cerca de 400 anos para se decompor na natureza, já as opções em papel e papelão levam de três a seis meses. 

A Vestcasa, empresa do segmento de cama, mesa, banho, decoração, utilidades domésticas, alimentos e bebidas, deixou de comercializar produtos com embalagens plásticas ou caixas de papelão com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de suas operações. Com essa atitude a marca evita a cada mês o descarte no ambiente de 1,4 mil toneladas de plástico por ano e reduz em 70% o valor do item.

“A embalagem não impacta somente o visual do produto na prateleira. Existe o custo de colocar o item dentro da embalagem, o aumento da cubagem do volume, que impacta diretamente no aumento do custo logístico e de transporte, levando também a um maior custo de armazenamento, sem levar em consideração, custo do projeto da embalagem, dos componentes e do processo de produção. Nosso foco é gerar menos resíduos. E aumentar o acesso dos consumidores”, explica o fundador da rede, Ahmad Yassin.

O maior desafio, segundo a empresa, é conectar o cliente com a ação e fazer com que ele tenha a compreensão do impacto que a embalagem tem em toda cadeia. “Porém, com o Clube Vestcasa, conseguimos encontrar um cliente que foca sempre na melhor oportunidade de negócio. Ao racionalizar a compra, ele acaba se despindo do véu do marketing e busca o melhor produto, no melhor preço”, ressalta Yassin. 

A empresa segue um modelo de negócios inspirado na norte-americana Costco, onde os membros do clube de compras pagam uma taxa para terem acesso a uma ampla variedade de itens com valores promocionais, a Vestcasa criou um clube de compras próprio para oferecer preços competitivos, priorizando marcas e itens de primeira linha.  

A rede consegue negociar por R$ 29,90 o quilo da picanha bovina Friboi Bordon, vendida no mercado a preços superiores a R$ 60. Um bombom Danke sortido (embalagem de 162 gramas) chegou a ser vendido por apenas R$ 3,99, enquanto os valores médios do mercado superaram os R$ 24. Já um colchão de casal D33, vendido por concorrentes a preços próximos de R$ 400, chegou a custar R$ 199.

Os planos anuais do clube de compras custam R$ 70 (com desconto em todos os produtos nas megalojas e no site) e R$ 100 (superclube, com 2% de cashback e vantagens extras em relação ao modelo básico). As duas versões reúnem mais de 1 milhão de membros.

Ahmad Yassin, fundador da Vestcasa


  • Fernanda Sene

    Formada em marketing e jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Com experiência de mais de 15 anos em assessoria de imprensa nos segmentos de beleza, saúde, bem-estar, comportamento, saúde e entretenimento. Clientes atendidos: O Boticário, Fórmula Academia, Bodytech, Hospital de Câncer de Barretos, wet n wild, Mahogany, Kevin Nichols, Condor, Natura, Sisley, Amazonia Viva, Virada do Chile, Festa de Peão de Barretos, Polishop, DAG – Disco Arts & Gym, Continental Shopping, Eco /Trooper e Paper in the Sky.