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TendênciasO impacto da Inteligência Artificial nas agências de marketing
Por Ricardo Martins, Especialista em Marketing e CEO da TRIWI
Ainda é cedo para prever o futuro do marketing digital em 2024, mas há algumas coisas que já podemos ter certeza: uma delas é a ascendência do uso da Inteligência Artificial (IA) neste setor.
Sabidamente, a IA já é uma realidade na vida das pessoas há mais de uma década, transformando várias áreas do cotidiano. Por exemplo, os assistentes virtuais em smartphones, como Siri e Google Assistant, usam IA para entender e responder a comandos de voz.
Nas agências de marketing, a IA auxilia a descobrir novas maneiras de usar dados para criar e definir suas estratégias. Com a capacidade de analisar grandes conjuntos de dados, a IA ajuda as agências a entender melhor os comportamentos e preferências dos clientes. Isso permite campanhas mais direcionadas e conteúdos criativos inovadores. A IA também está otimizando as operações internas, automatizando tarefas e melhorando a tomada de decisões. Além disso, a integração de IA em ferramentas de marketing omnichannel está oferecendo uma experiência mais consistente e envolvente para os clientes.
De que forma uma Inteligência Artificial pode ser implementada no dia-a-dia de uma Agência de Marketing?
Naturalmente, hoje em dia já é possível visualizar o uso e efeitos da Inteligência Artificial em muitos setores das nossas vidas. Ela está no seu celular, na aplicação que você usa para disparo de e-mail marketing e, até mesmo, quando você abre a sua conta no streaming para ver um filme. Este é um cenário fértil e cheio de oportunidades!
Para as agências de marketing o impacto de seu uso atinge diretamente na eficiência e eficácia das estratégias de marketing que vão desde a adequação a padrões de consumo para prever desejos e necessidades dos clientes, o uso de chatbots para atendimento ao cliente e comumente a isso inovação de suas ações e campanhas multicanais.
Nesse contexto, a Inteligência Artificial se torna uma potente aliada às estratégias de marketing eficazes aos ativos essenciais que são os clientes. Entender os cinco comportamentos dos clientes – acesso, engajamento, customização, conexão e colaboração é vital. Estes comportamentos agora funcionam como uma rede, com os consumidores transitando entre canais de compra e comunicação, tanto online quanto offline. Isso exige uma estratégia omnichannel integrada, combinando o imediatismo dos canais online com a intimidade dos canais offline.
O uso de IA em estratégias de marketing, com foco na experiência do cliente, tem gerado resultados impressionantes tanto no cenário nacional quanto internacional. Um exemplo notável é a campanha “The AI Mirror” da Olay, onde foi utilizada IA para analisar a pele dos consumidores e recomendar produtos personalizados. Internacionalmente, o McDonald’s adquiriu a empresa de tecnologia Dynamic Yield para personalizar menus em drive-thrus usando IA melhorando a experiência do cliente e aumentando as vendas.
Quais os principais pontos positivos da adoção de um algoritmo de IA no marketing digital?
Como mencionado anteriormente, a Inteligência Artificial pode ser usada para melhorar o marketing digital de diversas maneiras.
Personalização de conteúdo: é possível utilizar a Inteligência Artificial para criar conteúdo altamente segmentados que sejam mais relevantes e interessantes para o seu cliente. Isso aumenta a relevância das campanhas de marketing e ajuda a melhorar os resultados da sua agência.
Análise de dados: o algoritmo da IA permite analisar rapidamente grandes volumes de dados para identificar tendências e explorar oportunidades. Isso possibilita que as empresas tomem decisões mais assertivas tanto no setor de marketing como em outros setores de vendas.
Otimização de campanhas de marketing: a Inteligência Artificial também pode ser usada para otimizar as campanhas de marketing. Ela ajuda a estimular o desempenho das campanhas, alterando os conteúdos e mensagens, direcionando seus anúncios e posts para o público certo, no momento certo.
Automatização: a IA também tem a capacidade de automatizar vários processos do seu planejamento de campanha.
Ao selecionar soluções de Inteligência Artificial, é crucial fazer uma avaliação detalhada das opções de mercado. É necessário entender quais ferramentas e plataformas atendem às suas exigências específicas e que possam ser integradas sem problemas ao seu sistema operacional. Além disso, a estratégia de IA deve ser flexível, permitindo ajustes e melhorias contínuas, pois a IA é uma tecnologia que evolui rapidamente.
Se manter adaptável e atualizado com os avanços da IA é crucial para maximizar os benefícios para as empresas e principalmente as agências de marketing.
Sobre Ricardo Martins, CEO da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.
Como profissional de marketing, Ricardo ganhou reconhecimento em diversos projetos, em destaque está Cannes. Além de seu reconhecimento internacional, o profissional atua como professor e palestrante por todo o país.
In: www.linkedin.com/in/ricardopintomartins
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Revisão: Talita Szidlovski