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Natura traz a leveza de um conto de Natal para estimular um novo olhar para momentos especiais da vida
Entre compromissos e a rotina agitada do final de ano, deixamos de colocar intenção e atenção na demonstração de afeto que um presente pode significar
É impossível ficar indiferente ao colorido do Natal em casas, apartamentos e lojas com decoração natalina que se espalham pela cidade. É inquestionável que ganhar ou receber presente é algo prazeroso e que vai ser tornar uma lembrança de um momento de ternura, surpresa, amor e gratidão. Afinal, bons sentimentos são capazes de aquecer o coração, a alma e são levados para a eternidade.
Pensando nisso, a Natura, em parceria com a agência Africa Creative, lançou a campanha de Natal que provoca uma reflexão: “E se a gente transformasse em presente todo amor que a gente sente?”, estimulando as pessoas a saírem do automático e depositarem mais sentimento em cada presente.
Para encantar o público a marca criou um conto de Natal, uma história que se desenvolve em torno de um boneco e uma boneca, habitantes do interior de um relógio cuco de uma casa toda preparada para a grande noite de Natal. Ao notar que tem um presente Natura sob a árvore, o boneco dá início a sua jornada em busca de um presente especial para a sua amada. Ao se desprender das engrenagens do relógio ele vai em busca de elementos que representam o jeito da Natura de preparar presentes, e isso inclui responsabilidade com o meio ambiente e a valorização das relações humanas.
“Muitas vezes, na correria de fim de ano, não nos atentamos ao verdadeiro significado que um presente pode ter – mais do que um símbolo de afeto, colocamos como uma tarefa ou obrigação. Mas um presente pode ser carregado de significados, materializar e renovar o amor de uma pessoa para a outra. Neste Natal, a Natura materializa a essência da marca através de um conto de Natal. Nele, o personagem central sai em uma jornada para transformar seu presente em um presente especial, com mais significado, com mais amor. Assim fazemos os presentes na Natura: cuidando das relações com o outro ao mesmo tempo em que cuidamos da relação com o planeta em que vivemos”, comenta Érica Vieira, diretora global de Marketing de Presentes da Natura.
O filme pode ser visto durante a programação da TV aberta e paga. No TikTok, em um spin-off da campanha, a jornada do boneco vai ser ampliada colocando em sua caixa, a cada semana até o Natal, diferentes elementos de vários lugares do Brasil. Já no Instagram, é possível participar de um game interativo que permite ao usuário se transformar no boneco e coletar diferentes itens para chegar ao presente perfeito. Nas redes sociais, creators e celebridades transformarão sentimentos em presentes em dinâmicas especiais.
“Por vezes, no piloto automático do fechamento do ano, não nos atentamos ao verdadeiro significado que um presente pode ter – tornamos como tarefa ou obrigação, aquilo que deveria ser um símbolo de afeto. Nossos presentes serão tradução de amor em uma campanha 360º que vai encantar a audiência desde a televisão, tomar as ruas do Brasil com mídia externa, gerar conversa nas redes e potencializar nossa mensagem com influenciadores. Ainda contaremos com um espaço natalino e de experiência para o consumidor com a Casa Natal Natura no parque Villa-Lobos” explica Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação Brasil da Natura.
O conto vai estampar outdoor em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, entre outras. Nessa ação, o que ganha destaque é a transformação do relógio de rua em um relógio cuco, com produção da empresa Bizsys, onde os personagens saem a cada “batida” do relógio. A capital de São Paulo recebe uma ativação exclusiva em um relógio cuco gigante, com loja pop-up e dinâmicas, no Parque Villa-Lobos entre os dias 25 de novembro a 17 de dezembro.
“Quando decidimos trazer um conto de Natal para a Natura, precisávamos de uma história cativante, simples e que tivesse, acima de tudo, personagens carismáticos, daqueles que você quer levar para casa. Nosso bonequinho do cuco foi construído a muitas mãos e foi ganhando vida num processo no qual todo detalhe conta. Trabalhar com animação requer tempo e muita paciência porque nada nasce pronto. Mas não poderíamos estar mais felizes com o resultado”, finaliza Sophie Schonburg, diretora de Criação Executiva da Africa Creative.
O filme foi dirigido por Pedro Becker (da Delicatessen), com animação e pós-produção coordenada por Cirilo Bonazzi (da Nash), e trilha desenvolvida pela Antfood.
Assista o vídeo da campanha: