Blog

Marketing

O que é um release?

Anos atrás apenas grandes empresas tinham especialistas em mídias, porém com o boom da internet houve uma democratização da comunicação e qualquer pessoa pode ter seus próprios canais, como blogs, canais no YouTube, podcasts e perfis em redes sociais.

Antigamente, apenas assessores de imprensa sabiam como fazer um release.
Hoje, qualquer pessoa que trabalhe com marketing precisa se relacionar com a imprensa, ou pelo menos ter noções básicas de como isso deve ser feito. 

Com essa revolução, o relacionamento com a imprensa tornou-se essencial.
E a maneira mais conhecida de fazer isso é por meio de um release.

Mas afinal, o que é um release? 

Um comunicado de imprensa (do inglês, press release) é um documento escrito que destaca eventos, produtos, serviços, novidades e acontecimentos importantes relacionados a uma empresa, organização ou instituição.
O objetivo do release é divulgar essas informações para a mídia e o público em geral.

Assessorias de imprensa, departamentos de comunicação e marketing de negócios utilizam releases para obter mídia espontânea em veículos de comunicação.

Um bom release é aquele que é bem estruturado, informativo e interessante para o público-alvo.
Dentre outros atributos como a relevância da pauta, otimização para mecanismos de busca, bom título e informações de contato é importante que essa ferramenta responda o que ficou conhecido como os “5 W do jornalismo”, que são eles:

Os 5 W do jornalismo são um conjunto de cinco perguntas que devem ser respondidas em qualquer notícia para que ela seja considerada completa e informativa. As perguntas são:

Quem? (Who?) – Quem são as pessoas ou organizações envolvidas na notícia?
O quê? (What?) – O que aconteceu?
Onde? (Where?) – Onde aconteceu?
Quando? (When?) – Quando aconteceu?
Por quê? (Why?) – Por que aconteceu?

Por fim, e em resumo, um release bem escrito e informativo, com título chamativo, enviado para jornalistas relevantes, pode gerar o buzz desejado para o seu objetivo. Por isso, é importante planejar, criar e enviar o material com atenção para obter bons resultados e alcançar o sucesso. 

Leia também: O que é CRM?

Profissional de Marketing: 4 estratégias de trade marketing para impulsionar os negócios

O profissional de marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa, sendo responsável por entender as necessidades do mercado e desenvolver estratégias para alcançar o público-alvo de forma eficaz. Nesse contexto, o trade marketing se destaca como uma ferramenta essencial para impulsionar os negócios e alcançar resultados significativos. Segundo o COO da Astéria, […]

31/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

O marketing corporativo está morrendo?

O marketing operacional (e não estratégico) está deixando os executivos cada vez mais insatisfeitos. Desde o início da minha atuação profissional no campo do marketing percebo um problema latente em muitas empresas: as iniciativas da área, em vez de serem reconhecidas como pilares estratégicos de uma companhia, são frequentemente vistas como necessidades secundárias. A experiência […]

25/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo