Blog

Negócios

O que se entende por cultura empresarial?

A cultura empresarial, também conhecida como cultura organizacional, é o conjunto de valores, crenças, atitudes e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização. Ela influencia a forma como os colaboradores enxergam a empresa e a maneira como trabalham.

A importância de uma cultura organizacional definida de forma objetiva e estratégica impacta gerando vantagens competitivas, auxiliando a alinhar os objetivos e comportamentos, promovendo a coesão e a produtividade, além de ajudar a atrair e reter talentos e por fim fomentar relacionamentos interpessoais,  entre fornecedores e clientes.

A cultura organizacional é um processo mutável, que precisa se adaptar às mudanças do ambiente externo e interno da empresa. Para que ela seja forte e resiliente, é importante que a empresa tenha como base três fatores: a missão, a visão e os valores.
🔸A missão é o propósito da empresa, o que ela existe para fazer.
🔸A visão é o que a empresa quer alcançar no futuro.
🔸Os valores são os princípios que guiam as ações da empresa.
Quando esses três fatores estão alinhados, eles fornecem uma base sólida para a cultura organizacional. Isso ajuda a empresa a manter sua identidade e a navegar com sucesso por mudanças e desafios.

Indicações de leituras sobre cultura empresarial

Empresas humanizadas: pessoas, propósito, performance
(Raj Sisodia, David B. Wolfe, Jag Sheth)
Empresas humanizadas, com foco no propósito e não nos lucros, tornaram-se uma tendência nos últimos anos. Nessa obra, os autores se debruçam sobre alguns cases de empresas que se encaixam nessa categoria, apresentando insights sobre seus processos internos.

Um novo jeito de trabalhar
(Laszlo Bock)
Já imaginou descobrir os segredos de uma empresa como o Google e seu funcionamento nos bastidores? Laszlo Bock, ex-funcionário do Google e especialista em RH, conta os segredos da organização no livro “Um Novo Jeito de Trabalhar”.
“É possível ser sério sem usar um terno” é a filosofia da empresa. No livro, Bock diz que o Google incentiva o aprendizado, tornando o ambiente propício à criatividade.
O sucesso da organização torna a leitura do livro interessante para gestores e líderes, que podem se inspirar em uma das empresas mais bem sucedidas do mundo. 

A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção
(Erin Meyer e Reed Hastings)
Primeiro livro escrito pelo CEO da Netflix conta os bastidores da cultura da empresa.
De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, em vinte anos a companhia se tornou um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo.

O Novo Código da Cultura
(Sandro Magaldi e José Salibi)
No livro “O Novo Código da Cultura”, Sandro Magaldi e José Salibi explicam que, para guiar uma empresa rumo à inovação e, assim, torná-la mais competitiva, é preciso mudar a cultura organizacional, e, para transformar a cultura, é necessário entender que a essência das mudanças são as pessoas. Mas, como implementar uma mudança na cultura organizacional? Os responsáveis por gerir os recursos humanos da empresa devem auxiliar na adoção de metodologias ágeis que permitam uma comunicação mais eficiente e clara, para que seja possível aprender novos processos e práticas. 

Esses títulos abrangem uma ampla gama de conhecimento e podem oferecer insights valiosos! Boa leitura! 📚☕

Porque é tão importante investir na comunicação e no marketing?

Independentemente do tamanho da empresa e em qual segmento ela atua, a propaganda sempre vai ser a ferramenta mais importante para escalar um negócio Essa é uma dor de qualquer empreendedor, empresário ou CEO de uma empresa: como escalar o negócio? Quais as ferramentas mais importantes para estruturar e consolidar uma marca no mercado?  Existem […]

30/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo

Lançamento de imóveis: quatro estratégias para aumentar as vendas

O que é mais vantajoso: comprar um imóvel enquanto ainda está na planta, ou optar por um já finalizado e “pronto” para mudança imediata? Existem públicos muito bem definidos para cada uma dessas situações, o que acaba trazendo desafios em comum aos corretores para atraí-los e convertê-los na jornada de compra. Mesmo sendo uma tarefa […]

29/05/2024

Por: Julia Dillenburger

Leia o artigo