Blog
TendênciasInteligência artificial e as profissões do futuro
Um passo na direção de um mundo de novas possibilidades
Não é bem mais uma novidade de que as famosas IA’s ou inteligências artificiais vieram com tudo e pelo visto vieram pra ficar!
Visto isso muita gente tem se questionado sobre o futuro do mercado de trabalho e como essas inovações podem interferir no espaço de mão de obra humana.
Um novo mercado de trabalho – o que nos espera?
Já dizia Peter Parker, o famoso homem-aranha, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” chegou a hora de lidarmos com a realidade bem diante de nós e ficarmos de olho nas novas profissões a serem criadas para atender o mundo das IA’s.
Especialista em ética da IA
Com a crescente utilização dessas ferramentas em várias áreas, surge a necessidade de profissionais capazes de avaliar e garantir a ética no desenvolvimento e no uso dessas tecnologias.
Esse profissional será responsável por garantir que os sistemas sejam desenvolvidos e utilizados de maneira responsável, evitando discriminação, vieses e outros problemas éticos.
Eles também podem desempenhar um papel crucial na criação de diretrizes, definição de políticas e regulamentações em empresas, órgãos governamentais, e instituições de ensino, garantindo a responsabilidade e os impactos sociais das IA’s.
Designer de interação humano-IA
Assim como os profissionais em UI design ganharam seu espaço no mercado, os próximos profissionais a se destacarem e desenvolverem serão os especialistas em interação humano-IA.
Ao projetar aplicativos, esses profissionais se concentram em criar interfaces e interações intuitivas entre humanos e as inteligências artificiais.
Designers de interação formatam experiências de usuários prometendo facilitar a comunicação e a colaboração entre pessoas e sistemas, tornando a relação a mais natural e eficiente possível.
Desenvolvedor de IA
Cada vez mais as empresas têm se manifestado e investindo no uso ou criação de IAs para a sua própria realidade, o que abre margem para que especialistas criem sistemas cada vez mais personalizados e individualizados.
O desenvolvedor de IA é a evolução natural do “Cientista de Dados”, só que agora, especializado em Inteligência Artificial.
Esse profissional tem profundo conhecimento em programação, engenharia de software e ciência de dados. Eles usam diversas ferramentas e técnicas para processar dados, desenvolver e manter sistemas de IA, e criar diferentes tipos de aplicativos de IA.
Dê um passo na direção de um mundo de novas possibilidades! 🚀🌚
Conteúdo original: Matheus Gonçalves @mago.motion
Adaptação do texto: Talita Szidzovski