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Ministério da Saúde lança campanha de conscientização sobre a Covid-19

O filme traz uma história real com o intuito de estimular e alertar sobre a importância da vacinação

Foto: divulgação/MS

A pandemia deixou uma sensação de devastação, de perda, de dor e vazio a centenas de milhares de pessoas pelo mundo. Durante um período tão delicado e rodeado de incertezas, uma enxurrada de fake news foram espalhadas pelas redes sociais, em grupos de WhatsApp e pela internet de maneira geral negando a importância da vacina contra a Covid-19. Toda essa movimentação acabou gerando uma epidemia de desinformação.

Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o país possui 37.994.356 casos confirmados e 706.986 mortes pela Covid-19. Vale lembrar que a vacinação não protege apenas quem recebe o imunizante, mas também aqueles que não podem se vacinar, como: bebês, imunossuprimidos ou com alergia a alguns componentes presentes nas vacinas. A regra é: quanto menos pessoas infectadas com a doença, menor é o risco de circulação entre a população.

Para alertar e reforçar a importância da vacinação, o Ministério da Saúde lança campanha publicitária com o intuito de enfatizar que o imunizante é a melhor forma de combater a Covid-19. O filme está sendo veiculado na televisão, rádio, internet e locais de grande circulação de pessoas em todo o país.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que a vacinação em massa evita de duas a três milhões de mortes anualmente e poderia salvar mais 1,5 milhão de vidas se sua aplicação fosse ampliada. São impedidos, mundialmente, ao menos quatro falecimentos por minuto todos os anos. Esse cuidado simples com a saúde gera uma economia equivalente a R$ 250 milhões por dia. 

O Movimento Nacional pela Vacinação foi lançado em fevereiro, com o objetivo de recuperar as altas coberturas vacinais no Brasil. É possível consultar a situação vacinal no aplicativo ConecteSUS Cidadão. O registro de vacina também é feito no Cartão de Vacinação em papel, pelo profissional de saúde local.

A campanha publicitária conta a história de Milene Miranda, 29 anos, de São Paulo, em um depoimento que alerta para os riscos de não se vacinar. Em 2021, sua família não acreditava na importância da imunização. O pai de Milene, Leandro Queiroz dos Santos, com apenas 49 anos, alicerce da família, contraiu Covid-19 e teve apenas três dias entre o diagnóstico e o falecimento. O velório foi restrito e muitos amigos e familiares não conseguiram se despedir.

O imunizante está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população acima de seis meses de idade, de forma gratuita. Maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente. A partir de 2024, a imunização contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A recomendação será de 8 semanas de intervalo entre a 1ª e a 2ª dose, e intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª dose.

Ainda segundo o Conass, entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro, foram registradas 44.412 contaminações e 178 falecimentos pela Covid-19 a no país. A taxa de letalidade em todo o território nacional no momento permanece em 1,9%.

“A Covid-19 também passou a integrar o Departamento do Programa Nacional de Imunizações. Essa é uma doença de constante monitoramento, requer atenção e por isso temos fortalecido as ações de prevenção por meio do Movimento Nacional da Vacinação”, ressalta Ethel Maciel, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente.

Confira o vídeo da campanha:

  • Fernanda Sene

    Formada em marketing e jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Com experiência de mais de 15 anos em assessoria de imprensa nos segmentos de beleza, saúde, bem-estar, comportamento, saúde e entretenimento. Clientes atendidos: O Boticário, Fórmula Academia, Bodytech, Hospital de Câncer de Barretos, wet n wild, Mahogany, Kevin Nichols, Condor, Natura, Sisley, Amazonia Viva, Virada do Chile, Festa de Peão de Barretos, Polishop, DAG – Disco Arts & Gym, Continental Shopping, Eco /Trooper e Paper in the Sky.

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