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As comemorações de Halloween movimentam as vendas do varejo e as marcas embarcam no clima

Gerando resultados expressivos, a data vem ganhando ainda mais força e se torna fixa no calendário de campanhas publicitárias

A tradição típica nos Estados Unidos, o Halloween, o famoso “Dia das Bruxas” está sendo incorporado cada vez mais as datas comemorativas dos brasileiros. E por este motivo está ganhando destaque no mercado publicitário com campanhas criativas que encantam, despertam a curiosidade do público e impulsionam as vendas dos segmentos de fantasias, decoração, guloseimas e bebidas.


Antes de seguir com as novidades relacionadas ao tema no Brasil, entenda como a data surgiu.

 Comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween é uma festa que vem de tradições pagãs de muitas culturas celtas. Inicialmente, era o Festival de Samhaim, celebrado com a chegada do outono, quando os dias vão ficando mais escuros e as folhas amarelas. Por isso, as cores tradicionais dessa data são o laranja e o preto. Com o tempo, a festa foi adotando referências cristãs e passou a ser chamada de All Hollow’s Eve, ou Halloween, que significa véspera do Dia de Todos os Santos.


Segundo a tradição pagã, o Dia das Bruxas é a data em que há uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos espíritos, que assumem a forma de fantasmas ou esqueletos. Para afastar as assombrações, as pessoas acendiam fogueiras, lanternas e tochas e também usavam máscaras e fantasias para que esses espíritos não reconhecessem os humanos e andassem por aí sem incomodá-los.


A decoração é um detalhe muito importante da festividade, a tradicional lanterna de abóbora, em que as caretas são entalhadas para colocar velas para iluminar a entrada das casas durante à noite e as crianças fantasiadas tocam as campainhas das casas para ganhar doces com a pergunta “gostosuras ou travessuras”. E vamos combinar que é uma tarefa difícil não se render aos fantasmas e monstrinhos.


Saiba quais são as marcas que estão investindo em ações para o Dia das Bruxas:


Baile de Halloween da Sephora
A Sephora realizou um Baile de Halloween, no dia 11 de outubro, no Grand Hyatt São Paulo. A ação idealizada pela marca contou com a participação de 22 patrocinadores, entre eles Givenchy, Jean Paul Gaultier, MAC, Anastasia, Norvina, Bruna Tavares, Yves Saint Laurent, Niina Secrets, Oui, Braé, Tom Ford, Fanta, Bulova, Freixenet, Stella Artois, Nescafé, Chandelle, Tik Tok, Latam, Colgate, Fruittella, Disney e Hyatt. O baile contou com apresentações de Pedro Sampaio, Ivete Sangalo, Xuxa e Preta Gil.
 
“Começamos a jornada do Halloween Sephora em 2019 e tivemos uma excelente aceitação do público e desde então o projeto foi crescendo a cada ano. Percebemos que já se tornou um pilar estratégico para movimentar a economia no segmento de beleza e eventos no mês de outubro”, conta Cataldo Domenicis, diretor de marketing da Sephora.
 
Em 2022, o Halloween Sephora registrou 8,8 milhões de interações e 18 horas de conteúdos nas redes sociais, além de R$ 62 milhões de retorno de mídia espontânea. No ano passado, a festa foi projetada para 800 convidados. Neste ano, a marca recebeu mil convidados.

Foto: Divulgação

O Mistério do Halloween

Chandelle, a marca de sobremesas lácteas que já faz parte de momentos especiais para muitos brasileiros, desenvolveu uma estratégia de comunicação única em torno da narrativa “O Caso do Chandelle Desaparecido: o Mistério do Halloween” com uma abordagem descontraída nas redes sociais, tudo a ver com doces e brincadeiras divertidas que a data propõe, a marca pretende se apropriar dessa festa tornando-a ainda mais deliciosa e especial.  


Empenhada em criar uma experiência intrigante e envolvente para seus consumidores, a marca divulgou um teaser sobre o desaparecimento do Chandelle. O clímax desse mistério foi revelado em um filme lançado no dia 23 de outubro. Para amplificar sua estratégia de comunicação, Chandelle se uniu a influenciadores digitais e personalidades conhecidas, como Martchela e Samir Duarte. A marca acredita que essas parcerias geraram animadas discussões nas mídias sociais, tornando o Halloween deste ano ainda mais divertido e envolvente.  


“Acreditamos que datas sazonais oferecem oportunidades únicas para estreitar laços com os consumidores. Chandelle tem tudo a ver com o Halloween e o Halloween tem tudo a ver com Chandelle, é a época perfeita para que a marca fortaleça sua conexão com os momentos de prazer num momento de descontração.”, comenta Tatiany Ernesto, diretora de marketing da DPA. 


A marca patrocinou o Baile de Halloween da Sephora, e também firmou uma parceria com o aplicativo de entrega Rappi, oferecendo descontos imperdíveis de até 20% em seus produtos até o dia 31 de outubro.

 Foto: Divulgação

Bebidas temáticas
A novidade de Fanta para os seus consumidores é a Fanta Halloween, além de entregar uma roupagem especial para o novo produto a Fanta Mistério, as bebidas tradicionais de maracujá. laranja, uva e guaraná também trazem uma inovação que incorpora ainda mais singularidade à experiência: a lata termocrômica. 


Disponível em latas de 310ml e 350ml, a nova Fanta Mistério conta com um “sabor que esquenta”, segundo a própria marca e o rótulo que fica rosa ao gelar. A edição especial tem a participação da Ball Corporation, com a tecnologia que ainda é incomum nas prateleiras e traz unicidade para a bebida de Halloween de 2023. Líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball foi a responsável por parte das latas disponíveis de forma limitada para o período. 


A tecnologia ainda reforça, indiretamente, um dos atributos mais vantajosos da lata para os consumidores: o fato da embalagem gelar a bebida mais rápido. Além disso, a latinha é segura, fácil de transportar, 100% e infinitamente reciclável e protege o sabor misterioso da bebida dos raios UV. 


A embalagem especial da Fanta fabricada pela Ball Corporation faz parte da campanha sazonal promovida pela The Coca-Cola Company que inclui combos temáticos, promoções em pontos de venda com o Fanta Snack Cup, brindes de Halloween, experiências físicas e digitais, entre outras ativações. Além do Brasil, a novidade está disponível para compra em 11 países na América Latina. 


A Starbucks Brasil traz de volta para o seu menu temático de Halloween o Frappula Frappuccino e lança o Abracadabra Starbucks Refreshers. As bebidas de edição limitada estão disponíveis nas lojas da Starbucks Brasil até o dia 1 de novembro.

Foto: Abracadabra Starbucks Refreshers® – Divulgação/Starbucks Brasil

O Frappula Frappuccino® é inspirado no Conde Drácula, a bebida é feita com essência de Baunilha, Mocha no fundo do copo e finalizada com calda de morango. Já Abracadabra Starbucks Refreshers™ apresenta uma mistura que combina o encantador Starbucks Refresher® de Pitaya, com creme de baunilha e finalizado com Cold Foam® de Matcha, uma espuma densa e cremosa feita com leite desnatado, agitado em altíssima velocidade e que proporciona uma experiência gustativa rica e refrescante.  

Foto: Starbucks Frappula Frappuccino® – Divulgação/Starbucks Brasil

  • Fernanda Sene

    Formada em marketing e jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Com experiência de mais de 15 anos em assessoria de imprensa nos segmentos de beleza, saúde, bem-estar, comportamento, saúde e entretenimento. Clientes atendidos: O Boticário, Fórmula Academia, Bodytech, Hospital de Câncer de Barretos, wet n wild, Mahogany, Kevin Nichols, Condor, Natura, Sisley, Amazonia Viva, Virada do Chile, Festa de Peão de Barretos, Polishop, DAG – Disco Arts & Gym, Continental Shopping, Eco /Trooper e Paper in the Sky.

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