Blog

Criação

O que é Pantone?

As cores são um elemento fundamental no marketing.
Elas podem ser usadas para comunicar uma mensagem, criar uma identidade ou simplesmente chamar a atenção.
No marketing, as cores podem ser usadas de várias maneiras – no design de logotipos, embalagens, anúncios e outros materiais de publicidade e propaganda.

Visto isso, uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para os profissionais da área é o sistema de cores PANTONE®.

O nome PANTONE® é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor até o consumidor, em várias indústrias.


Considerada a autoridade em cores no mundo, é conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criados para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, controle e comunicação.
Fonte: www.pantone.com.br/sobre-a-pantone

Esse sistema é especialmente útil porque garante que as cores sejam reproduzidas com precisão em diferentes mídias e substratos, desde impressões gráficas até produtos físicos. Isso significa que, quando uma marca escolhe uma cor Pantone específica, ela pode ter certeza de que essa cor será consistente em todos os seus materiais de marketing.

Todos os anos, a empresa escolhe uma cor como a cor do ano – essa cor é baseada nas tendências da moda, do design e da cultura.

USANDO CORES PANTONE DE FORMA ESTRATÉGICA

Agora que entendemos o impacto das cores no marketing, é importante considerar como usar as cores Pantone de forma estratégica:

– Pesquise as tendências de cores para descobrir quais cores estão em alta.

– Considere o público-alvo e o objetivo da mensagem – as cores certas podem ajudar a criar uma conexão emocional com o consumidor e impulsionar as vendas.

– Use as cores com moderação para evitar o excesso.

– Um logotipo com a cor correta pode ajudar a criar uma marca memorável e atraente.

– Uma embalagem colorida pode chamar a atenção do consumidor e destacar o produto na prateleira.

– Um anúncio colorido bem elaborado pode ser mais eficaz na comunicação de uma mensagem.

COMO PESQUISAR E ENCONTRAR AS CORES PANTONE

As cores do catálogo são atualmente organizadas em ordem cromática, o que significa que estão dispostas de acordo com a gama de cores.

Essa disposição é útil para designers ao selecionar cores para um novo projeto, pois todos os tons são agrupados próximos uns dos outros.


Em certos catálogos Pantone, como o CMYK Color Guide, os números das cores seguem a mesma ordem da gama de cores, sendo organizados sequencialmente.

Pode te interessar também: 5 Bancos de imagens gratuitos

Como a UX Offline pode aumentar o lucro das empresas?

O UX, ou user experience (experiência do usuário), é um termo que está em voga há bastante tempo no escopo do marketing digital. Geralmente, num primeiro momento, ele costuma ser associado aos sites e conteúdos do meio digital. Contudo, várias marcas o utilizam fora do seu ambiente virtual, apresentando todo um planejamento e estratégias de […]

23/04/2024

Por: Ana Delai

Leia o artigo

Como desenvolver o pensamento criativo?

O pensamento criativo envolve a habilidade de conceber novas ideias e soluções para desafios, sendo uma aptidão fundamental.

01/11/2023

Por: Talita Szidlovski

Leia o artigo