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BrandingO que é rebranding?
Você sabe o que é “rebranding?”
Se ainda não está familiarizado com o termo vamos te dar um exemplo prático que movimentou a web e o mundo dos negócios nos últimos dias.
O TWITTER AGORA É “X”
Em tempos de reposicionamento de marca, fomos surpreendidos com esse case, e de uma hora pra outra a rede social do famoso passarinho azul passou a se chamar “X”.
A alteração faz parte de um processo de rebranding que foi anunciado pelo bilionário Elon Musk, empresário que comprou a rede e já anunciou uma série de modificações.
Musk chegou a fazer uma votação em seu perfil perguntando se as pessoas preferiam o preto ou o branco para a nova marca, e a primeira opção venceu.
“Em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, escreveu o dono da plataforma durante a madrugada do dia 23 de julho.
É aí que voltamos à questão do rebranding.
O rebranding envolve mais do que simplesmente alterar o design da marca.
Ele engloba uma série de processos para dar um novo significado à imagem da mesma.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam se reinventar constantemente para se manterem relevantes e competitivas.
Um rebranding bem executado auxilia as empresas a evitar a perda de relevância, que ocorre quando suas concepções, posições e até mesmo sua aparência permanecem estagnadas ao longo do tempo.
Uma das estratégias para isso é o rebranding, que consiste na reformulação da marca, incluindo sua identidade visual, logotipo, slogan, tom de voz e valores.
Motivos e fatores mais comuns para o reposicionamento:
- Mudanças no mercado ou no comportamento do consumidor
- Expansão para novos mercados ou segmentos
- Necessidade de reposicionar a marca na mente do público
- Rompimento com uma imagem negativa
Embora as marcas demandem consistência, modificações podem ser benéficas, desde que ocorram de maneira organizada e, acima de tudo, fundamentadas. É exatamente isso que o rebranding defende.
Independentemente do motivo, o rebranding é um processo complexo que deve ser realizado de forma cuidadosa e estratégica.
É preciso entender o que a marca representa atualmente e o que se deseja alcançar com o novo posicionamento.
Esse procedimento pode ser um processo desafiador, mas também pode ser uma oportunidade para as empresas se reinventarem e alcançarem novos patamares de sucesso.
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