Blog

Criação

BIG IDEA – o que é e como aplicar nos seus textos 

Antes de atrair a atenção do público, fazer aquela copy brilhante, conquistar várias vendas, é preciso ter uma grande ideia para redigir um texto.

A “big idea” é um conceito que orienta textos, redações e copys – sendo um elemento essencial para uma escrita eficaz. Ela precisa ser clara, relevante, memorável, que se destaque na mente do leitor e o motive a agir, além de ser capaz de comunicar o valor do produto ou serviço.
Desenvolva um  conceito poderoso que capture a atenção, comunique a mensagem essencial e deixe uma impressão duradoura.

A big idea pode ser encontrada em diferentes partes do texto, seja no título, introdução, no corpo e na conclusão, sendo expressa de forma direta ou indireta, ajudando a  garantir que o texto seja interessante.

Elaborar ideias únicas não é fácil, e alcançar o impacto proposto é ainda mais desafiador.
Quando se possui uma Big Idea, há grandes chances de ser lembrado e permanecer ecoando na mente da audiência.

Aplicando a teoria na prática:

– Apresente simplicidade, ou seja, escreva um texto de fácil compreensão;

– Retenha a atenção de um grupo específico;

– Ofereça ajuda de forma convincente – utilize essa tática na headline;

– Apele para as emoções – mesmo quando tomamos decisões de forma analítica e racional, nosso cérebro tende a ter uma resposta emocional;

– Seja inovador e provocante – apresente uma perspectiva incomum sobre o assunto, de modo que quem a leia sinta a vontade de compartilhar o conteúdo com outros.

Lembre-se de que uma “big idea” bem elaborada não apenas informa, mas também inspira, motiva e convence.
É a espinha dorsal criativa que dá vida ao seu conteúdo, transformando-o em algo mais do que palavras simples, e sim em uma experiência significativa para o público.

Vamos falar sobre brainstorming?

Como a UX Offline pode aumentar o lucro das empresas?

O UX, ou user experience (experiência do usuário), é um termo que está em voga há bastante tempo no escopo do marketing digital. Geralmente, num primeiro momento, ele costuma ser associado aos sites e conteúdos do meio digital. Contudo, várias marcas o utilizam fora do seu ambiente virtual, apresentando todo um planejamento e estratégias de […]

23/04/2024

Por: Ana Delai

Leia o artigo

Como desenvolver o pensamento criativo?

O pensamento criativo envolve a habilidade de conceber novas ideias e soluções para desafios, sendo uma aptidão fundamental.

01/11/2023

Por: Talita Szidlovski

Leia o artigo